Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Dia da Mulher: Balneário Camboriú conta com programas de combate à violência contra à mulher

Valorizar, entender, ouvir, cuidar e motivar a mulher são objetivos buscados pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú com a criação do Programa Abraço à Mulher, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, e do Grupo de Proteção à Mulher (GPM)  da Secretaria de Segurança Pública.

O Programa Abraço à Mulher criou uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos à rede de apoio e a grupos focais. Os atendimentos são anônimos e as mulheres recebem o encaminhamento necessário para retirá-las de situações de abuso e violência. Desde sua criação, em abril de 2019, o programa já procedeu 10.294 atendimentos, entre presenciais e on-line.

“O Abraço à Mulher é uma rede de apoio para que a vítima saiba que não está sozinha. Em 2020, muitas mulheres ficaram isoladas em casa com seu agressor, porém, o programa luta contra qualquer tipo de violência à mulher. No ano passado, atendemos 165% casos a mais que em 2019”, declara a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

O telefone do Abraço à Mulher é o (47) 9 9982-1906.

Grupo de Proteção à Mulher

Para fortalecer as ações de combate à violência à mulher em Balneário Camboriú, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, criou o Grupo de Proteção à Mulher (GPM).

O grupo foi idealizado para apoiar e proteger as mulheres que sofrem com violência doméstica e vulnerabilidade social. Além de garantir amparo e proteção, o grupo dá legitimidade e fortalece o cumprimento da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). A proposta é unir forças ao enfrentamento da violência contra a mulher, mantendo vínculo direto com a comunidade.

Desde sua criação, em março de 2020, o GPM já atendeu 321 mulheres. Das ocorrências geradas, 131 demandaram encaminhamentos psicológicos; 23 encaminhamentos sociais; 57 encaminhamentos jurídicos; 18 prisões de agressores; 24 descumprimentos de medidas protetivas e 926 visitas preventivas e/ou fiscalizações de medidas protetivas.

“Nós acolhemos as vítimas e as encaminhamos para atendimentos psicológico, assistência social e jurídica, além de promovermos fiscalizações das medidas protetivas. O acolhimento ofertado pelo grupo tem contribuído para que as vítimas tenham coragem e confiança para quebrar o ciclo de violência. A criação desse grupo dá o recado de que as mulheres não estão sozinhas. É um passo de conscientização para erradicar a violência doméstica,” afirma a guarda municipal, Rafaela dos Santos.

As mulheres podem pedir auxílio 24 horas através do número 153 ou no WhatsApp do Grupo de Proteção à Mulher (47) 9 982-2275.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado