Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dias rosas pela saúde da mulher no Shopping Pátio Chapecó

Ambiente aconchegante, confortável e sofisticado chamou a atenção do público que visitou o Shopping Pátio, na última semana, na cidade polo do oeste. Tons de rosa ganharam destaque em cada detalhe do lounge da Unimed Chapecó, Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e Eliandra Schneider Eventos. Itens personalizados da RFCC para venda, brindes, aferição de pressão e dicas de saúde transmitidas por enfermeiros foram os destaques da programação.

Organizada pela cooperativa médica pelo 9º ano consecutivo, o Outubro Rosa visa conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No espaço, equipes da Unimed e da Rede Feminina foram responsáveis por receber os visitantes que, cada vez mais, estão cientes sobre a importância da adoção de medidas que minimizam as chances de desenvolver a doença e que auxiliam na descoberta em fase inicial.

Marcado por várias atividades ao longo do mês, esta foi a segunda ação no Shopping Pátio Chapecó.  A primeira contemplou o espaço Flowers Shop, que oportunizou ao público a aquisição de um buquê por preço de custo que foram entregues, com um cartão, a cada paciente em tratamento. “Entregamos 145 buquês às pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Centro de Oncologia Unimed e do Hospital Regional do Oeste. Foi maravilhosa a emoção do momento. Elas receberam com carinho, se sentiram acolhidas e amadas. Algumas, inclusive, nunca haviam recebido flores. Foi gratificante”, enfatiza o enfermeiro e coordenador do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, José Renato Weber, destacando que essas mulheres são vitoriosas.

ORIENTAÇÕES

Weber alerta que o câncer pode não apresentar sinal no início, por isso, é importante manter a rotina de exames em dia. “Com o desenvolvimento da doença, o sinal mais comum é o caroço nas mamas ou axilas. A pele e o formato das mamas também podem mudar e o bico pode soltar uma secreção”, explica.

No entanto, segundo ele, em 80% dos casos, os caroços são benignos. Mulheres mais jovens, muitas vezes, apresentam vários nódulos na mama que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. A técnica em enfermagem do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, Ana Cristina Dias Zembrani, complementa que se a mulher encontrar uma alteração ao apalpar as mamas, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível. “É ele quem indicará os exames necessários e identificará se o nódulo é maligno (câncer) ou benigno”.

Sobre medidas preventivas, o coordenador do Centro de Oncologia Unimed Chapecó lembra que hábitos saudáveis contribuem significativamente, mas mesmo assim, a doença pode aparecer. “Portanto, consultar um médico regularmente e fazer exames mais precisos são medidas essenciais para obter um diagnóstico precoce, aumentando em 95% as chances de cura”, reforça.

O Outubro Rosa na cidade polo do oeste é organizado pela Unimed Chapecó e, nesta edição, conta com a parceria das seguintes empresas e instituições: Hope, Associação Chapecoense de Futebol, Sicom, Empório Nouvelle, Senac Chapecó, Cooperativa Central Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese, Ric TV Record, Kinesis Mulher, Eliandra Schneider Assessoria e Cerimonial, Shopping Pátio Chapecó e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

PALESTRAS

Para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Unimed Chapecó oferece palestras gratuitas com médicos cooperados, alusivas ao Outubro Rosa. Quem tiver interesse, pode entrar em contato para agendar data e horário com o Serviço de Medicina Preventiva pelo telefone (49) 3361 1857.

 

 

MARCOS A. BEDIN

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores