Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

‘É extremo’, diz oceanógrafo sobre alga que afeta moluscos em SC

O comércio de ostras, mariscos, vieiras e berbigões está proibido em todo o estado de Santa Catarina desde o último dia 26 de maio. A estimativa é que, desde então, aproximadamente 100 mil dúzias de ostras deixaram de ser vendidas só em Florianópolis.

“O fechamento de todo o estado foi porque o fenômeno é muito forte, é extremo. Nunca havia acontecido desde o início do monitoramento”, explica o oceanógrafo da Secretaria de Estado da Agricultura, Sérgio Winckler. O monitoramento acontece desde 2007 e abrange todo o litoral catarinense.

Intoxicação alimentar
A Secretaria de Estado de Agricultura teve recentemente o conhecimento de que cerca de 70 pescadores foram intoxicados pelo consumo de marisco no Norte da ilha.

Com o mar bastante calmo nos últimos dias nas praias Brava, Ingleses e Santinho, pescadores acabaram extraíndo o molusco dos costões para consumo próprio, o que teria acarretado a intoxicação alimentar.

Maricultura em Santa Catarina (Foto: Divulgação/Epagri)

Proibição já dura 14 dias (Foto: Divulgação/Epagri)

“Uns comeram mais e outros menos. [Eles] passaram mal com dores abdominais, vômito e diarreia”, conta o pescador Anderson Corrêa da Silva, que também frisou a necessidade de uma campanha de conscientização sobre o consumo desses moluscos neste período de proibição.

Os produtores pedem que a análise seja feita em mais pontos do litoral catarinense e que as regiões que não apresentarem a presença da alga, sejam então liberadas.

Em contrapartida, a Secretaria de Agricultura alerta para o risco à saúde pública, que a medida é também preventiva e diz que as análises têm sido feitas regularmente.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores