Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Educação de Balneario Camboriu terá polo de atendimento em Altas Habilidades

Educação de Balneario Camboriu terá polo de atendimento em Altas Habilidades

A partir de setembro, Balneário Camboriú terá um polo de Altas Habilidades/Superdotação que irá identificar e atender educandos que apresentam desempenho acima da média ou elevada potencialidade em diferentes áreas. O polo funcionará na sala de recursos do NEI Santa Clara, no Bairro dos Municípios, e já está em fase de regulamentação. Na última sexta-feira (11), a Secretaria de Educação solicitou à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) assessoria técnica para capacitação dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O modelo de descentralização adotado pela FCEE foi considerado pelo Ministério da Educação (MEC) como referência no Brasil na área de Altas Habilidades/Superdotação.

Hoje, o município oferece atendimento misto para os estudantes com Deficiência, Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a criação do polo, o atendimento será especializado o que permitirá a identificação, encaminhamento e atendimento personalizado a estes alunos. “Podemos ter muitos talentos na Rede Municipal de Ensino com diagnóstico equivocado. Por exemplo, uma criança diagnosticada como hiperatividade que na verdade pode ter alta habilidade. Com o polo, além de identificarmos esses talentos vamos possibilitar o desenvolvimento dessas habilidades. Se uma criança apresentar alta habilidade em línguas, vamos buscar uma parceria com alguma escola de idiomas, se tiver outra aptidão acadêmica vamos buscar parceria com alguma universidade”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial, Adriana dos Santos.

A capacitação dos cerca de 30 profissionais do AEE, que será ministrada pela Fundação Catarinense de Educação Especial, deverá ocorrer em setembro. Após a atividade, os profissionais que se identificarem melhor com Altas Habilidades passarão por novas formações para atuarem junto ao polo. O trabalho no polo será feito de duas formas: a busca ativa de educando com altas habilidades nas escolas e núcleos e o atendimento especializado, individual e multidisciplinar desses alunos.

“Os educandos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em áreas como a intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e/ou arte apresentando grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Essas habilidades podem aparecer isoladas ou combinadas, considerando sempre as questões de contexto social e de acesso à cultura e aos conhecimentos produzidos pela sociedade”,

Na reunião com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participaram a Integradora de Educação Especial da FCEE, Maria Stela Sumienski, a coordenadora do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE, Andreia Panchiniak, a diretora do Departamento de Educação Especial, Adriana dos Santos e a professora do AEE, Susana Borges.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril