Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Entenda tudo sobre a estratégia order bump e como ela contribui para o aumento das vendas online

A oferta por produtos ou serviços adicionais e complementares pode ajudar no desempenho dos e-commerces

No cenário mercadológico altamente competitivo do e-commerce, a busca por estratégias eficazes para impulsionar as vendas é uma constante. Entre as diversas abordagens, o order bump se destaca como uma técnica inteligente e capaz de potencializar significativamente o faturamento de uma loja online.

De acordo com dados da Statista, o Brasil ocupou o 1.º lugar no ranking de crescimento das vendas digitais em 2022. A expectativa, segundo as previsões, é de que o país cresça 20% até 2025, ultrapassando nações como Estados Unidos, Japão e França.

Diante disso, as estratégias de vendas são essenciais para aumentar o ticket médio e a receita do faturamento dos comércios online. O Order Bump vem se destacando no cenário devido ao seu potencial lucrativo e que agrega mais valor ao processo de compra.

Neste artigo, exploraremos a definição desta técnica, como ela funciona no dia a dia dos negócios digitais, seus benefícios e as melhores práticas para sua implementação. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é o order bump?

O order bump é uma estratégia de venda que oferece produtos ou serviços adicionais durante a jornada de compra. Ao contrário de upsell, que sugere produtos mais caros, o order bump foca em itens complementares ou ofertas especiais que podem ser adicionados ao pedido atual por um valor extra.

Essa tática de atrelar outra solução ao item principal torna a compra mais atrativa ao cliente e o motiva a consumir o conjunto de maneira impulsiva. Para isso, a condição é apresentada de forma automática, geralmente no checkout, carrinho de compras ou na página de pagamento.

Como essa estratégia funciona na prática?

Quando o cliente está prestes a finalizar a compra, uma oferta adicional é apresentada. Essa condição especial pode ser um produto relacionado, um upgrade de serviço ou mesmo um desconto exclusivo naquele momento. A simplicidade da abordagem é um dos seus principais poderes de influência, pois não demanda esforço extra do consumidor e ele não precisa sair procurando algo que possa ser útil.

Ela pode ser aplicada em diferentes contextos e segmentos de e-commerce. Por exemplo, se o consumidor está efetuando a compra de um smartphone, o site pode sugerir que ele leve também uma capinha, película, um fone de ouvido, ou um serviço complementar como seguro, garantia estendida, etc.

O mesmo se aplica para a venda de infoprodutos, como cursos online, por exemplo, que podem ter sua compra atrelada a um e-book ou infográfico complementar.

Os principais benefícios do Order Bump para as vendas em e-commerce

  1. Aumento do ticket médio e Lifetime Value (LTV)

Ao oferecer produtos relacionados ou complementares, o order bump contribui diretamente para o aumento do valor total da compra. Além disso, ele gera uma receita para a loja online chamada Lifetime Value (LTV). Essa métrica representa o valor total gasto por um cliente enquanto ele é consumidor da loja.

  1. Melhora na experiência do cliente

Ao sugerir produtos relevantes, a estratégia agrega valor à experiência da jornada de compra, mostrando que a loja está atenta às necessidades dos consumidores.

  1. Fidelização de clientes

Oferecer um produto ou serviço que vá complementar a compra do seu consumidor de forma útil e vantajosa, certamente, aumentará sua satisfação. Assim, muito provavelmente ele voltará a consumir em outro momento – e até mesmo recomendará o e-commerce para outras pessoas.

  1. Diminui o Custo de Aquisição por Clique (CAC)

Esse investimento médio feito para conquistar mais clientes para o comércio eletrônico é diminuído conforme o order bump fideliza os consumidores. Por já fazerem parte de sua carteira de clientes, eles passam a adquirir mais ainda.

Como implementar a estratégia no seu e-commerce

  1. Defina seus produtos complementares

Analise seu catálogo e identifique produtos que naturalmente se complementam. Pode ser um acessório para um item principal ou um produto que melhore a experiência do cliente. É importante que esses itens complementares sejam percebidos como algo benéfico e coerente para o comprador.

  1. Escolha o momento estratégico

É fundamental saber o momento certo de apresentar essa oferta. Geralmente, a melhor forma de oferecer novos produtos é durante a fase final, ou seja, a do checkout. Entretanto, é importante não sobrecarregar o comprador com muitas opções, mantendo a simplicidade para facilitar a tomada de decisão. Portanto, escolha minuciosamente os produtos que tenham realmente relação com aquilo que o usuário adquiriu.

  1. Disponibilize ofertas exclusivas

Torne as condições do order bump únicas e irresistíveis. Uma boa estratégia para fazer isso é oferecer descontos especiais ou produtos exclusivos, de modo a incentivar a aceitação. Isso cria um senso de valor exclusivo para o usuário.

  1. Aplique uma segmentação de clientes

Adapte as ofertas de order bump com base no comportamento e no histórico de compra de cada consumidor. No caso, as ofertas personalizadas possuem a maior probabilidade de conversão, visto que estão alinhadas aos interesses e preferências individuais dos clientes. Isso contribui para uma abordagem mais direcionada e eficaz.

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B nada mais são do que uma técnica estatística de marketing que compara duas versões de um produto. Com isso, é possível determinar qual delas tem um melhor desempenho nas vendas. Por isso, para um e-commerce, é fundamental realizar esses testes, visto que eles possibilitam a adequação das estratégias de vendas com base nos resultados. Assim, é possível continuar atendendo às expectativas dos consumidores.

  1. Analise os diferentes dados

Os dados de desempenho podem ser utilizados para ajustar continuamente as ofertas e identificar padrões de compra. Além disso, é possível visualizar as preferências dos clientes, bem como as tendências do mercado. Essa análise permite uma personalização mais refinada e eficaz das estratégias, aprimorando a satisfação do cliente. Utilize dados de desempenho para ajustar continuamente suas ofertas e identificar padrões de compra.

Créditos: vittaya25/iStock

Posts Relacionados

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade