Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Entenda tudo sobre a estratégia order bump e como ela contribui para o aumento das vendas online

A oferta por produtos ou serviços adicionais e complementares pode ajudar no desempenho dos e-commerces

No cenário mercadológico altamente competitivo do e-commerce, a busca por estratégias eficazes para impulsionar as vendas é uma constante. Entre as diversas abordagens, o order bump se destaca como uma técnica inteligente e capaz de potencializar significativamente o faturamento de uma loja online.

De acordo com dados da Statista, o Brasil ocupou o 1.º lugar no ranking de crescimento das vendas digitais em 2022. A expectativa, segundo as previsões, é de que o país cresça 20% até 2025, ultrapassando nações como Estados Unidos, Japão e França.

Diante disso, as estratégias de vendas são essenciais para aumentar o ticket médio e a receita do faturamento dos comércios online. O Order Bump vem se destacando no cenário devido ao seu potencial lucrativo e que agrega mais valor ao processo de compra.

Neste artigo, exploraremos a definição desta técnica, como ela funciona no dia a dia dos negócios digitais, seus benefícios e as melhores práticas para sua implementação. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é o order bump?

O order bump é uma estratégia de venda que oferece produtos ou serviços adicionais durante a jornada de compra. Ao contrário de upsell, que sugere produtos mais caros, o order bump foca em itens complementares ou ofertas especiais que podem ser adicionados ao pedido atual por um valor extra.

Essa tática de atrelar outra solução ao item principal torna a compra mais atrativa ao cliente e o motiva a consumir o conjunto de maneira impulsiva. Para isso, a condição é apresentada de forma automática, geralmente no checkout, carrinho de compras ou na página de pagamento.

Como essa estratégia funciona na prática?

Quando o cliente está prestes a finalizar a compra, uma oferta adicional é apresentada. Essa condição especial pode ser um produto relacionado, um upgrade de serviço ou mesmo um desconto exclusivo naquele momento. A simplicidade da abordagem é um dos seus principais poderes de influência, pois não demanda esforço extra do consumidor e ele não precisa sair procurando algo que possa ser útil.

Ela pode ser aplicada em diferentes contextos e segmentos de e-commerce. Por exemplo, se o consumidor está efetuando a compra de um smartphone, o site pode sugerir que ele leve também uma capinha, película, um fone de ouvido, ou um serviço complementar como seguro, garantia estendida, etc.

O mesmo se aplica para a venda de infoprodutos, como cursos online, por exemplo, que podem ter sua compra atrelada a um e-book ou infográfico complementar.

Os principais benefícios do Order Bump para as vendas em e-commerce

  1. Aumento do ticket médio e Lifetime Value (LTV)

Ao oferecer produtos relacionados ou complementares, o order bump contribui diretamente para o aumento do valor total da compra. Além disso, ele gera uma receita para a loja online chamada Lifetime Value (LTV). Essa métrica representa o valor total gasto por um cliente enquanto ele é consumidor da loja.

  1. Melhora na experiência do cliente

Ao sugerir produtos relevantes, a estratégia agrega valor à experiência da jornada de compra, mostrando que a loja está atenta às necessidades dos consumidores.

  1. Fidelização de clientes

Oferecer um produto ou serviço que vá complementar a compra do seu consumidor de forma útil e vantajosa, certamente, aumentará sua satisfação. Assim, muito provavelmente ele voltará a consumir em outro momento – e até mesmo recomendará o e-commerce para outras pessoas.

  1. Diminui o Custo de Aquisição por Clique (CAC)

Esse investimento médio feito para conquistar mais clientes para o comércio eletrônico é diminuído conforme o order bump fideliza os consumidores. Por já fazerem parte de sua carteira de clientes, eles passam a adquirir mais ainda.

Como implementar a estratégia no seu e-commerce

  1. Defina seus produtos complementares

Analise seu catálogo e identifique produtos que naturalmente se complementam. Pode ser um acessório para um item principal ou um produto que melhore a experiência do cliente. É importante que esses itens complementares sejam percebidos como algo benéfico e coerente para o comprador.

  1. Escolha o momento estratégico

É fundamental saber o momento certo de apresentar essa oferta. Geralmente, a melhor forma de oferecer novos produtos é durante a fase final, ou seja, a do checkout. Entretanto, é importante não sobrecarregar o comprador com muitas opções, mantendo a simplicidade para facilitar a tomada de decisão. Portanto, escolha minuciosamente os produtos que tenham realmente relação com aquilo que o usuário adquiriu.

  1. Disponibilize ofertas exclusivas

Torne as condições do order bump únicas e irresistíveis. Uma boa estratégia para fazer isso é oferecer descontos especiais ou produtos exclusivos, de modo a incentivar a aceitação. Isso cria um senso de valor exclusivo para o usuário.

  1. Aplique uma segmentação de clientes

Adapte as ofertas de order bump com base no comportamento e no histórico de compra de cada consumidor. No caso, as ofertas personalizadas possuem a maior probabilidade de conversão, visto que estão alinhadas aos interesses e preferências individuais dos clientes. Isso contribui para uma abordagem mais direcionada e eficaz.

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B nada mais são do que uma técnica estatística de marketing que compara duas versões de um produto. Com isso, é possível determinar qual delas tem um melhor desempenho nas vendas. Por isso, para um e-commerce, é fundamental realizar esses testes, visto que eles possibilitam a adequação das estratégias de vendas com base nos resultados. Assim, é possível continuar atendendo às expectativas dos consumidores.

  1. Analise os diferentes dados

Os dados de desempenho podem ser utilizados para ajustar continuamente as ofertas e identificar padrões de compra. Além disso, é possível visualizar as preferências dos clientes, bem como as tendências do mercado. Essa análise permite uma personalização mais refinada e eficaz das estratégias, aprimorando a satisfação do cliente. Utilize dados de desempenho para ajustar continuamente suas ofertas e identificar padrões de compra.

Créditos: vittaya25/iStock

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico