Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Escolas estaduais do Vale Norte começam a utilizar novo sistema de controle da merenda com QR Code

Escolas estaduais do Vale Norte começam a utilizar novo sistema de controle da merenda com QR Code

Cerca de 270 escolas estaduais de Santa Catarina já utilizam em fase de testes o novo sistema de controle da merenda escolar acessado através da leitura de QR Code com tablets e que vai modernizar a contagem, gerar economia e automatizar o processo que antes era feito manualmente em cada unidade. No Vale Norte a novidade foi apresentada nesta terça-feira, 1º de agosto, para os alunos da EEB Regente Feijó de Lontras e agradou os estudantes.

Eduarda Leal, que frequenta o oitavo ano da escola, afirma que gostou da mudança já que agora o processo para a distribuição da merenda ficou mais ágil com as novas carteirinhas. “Agora foi muito mais rápido pegar o lanche sem contar que a escola vai ter um controle total da merenda que é um direito nosso”, comentou.

A aluna Stefanie Rublenski, do sexto ano, também afirma que gostou da novidade, que segundo ela, pode facilitar até mesmo uma dieta mais balanceada . “Vai mais rápido e todo mundo tem a carteirinha. Também dá pra saber quanto já comemos e quanto podemos comer”, explica.

 

A assistente de Educação da EEB Regente Feijó, Diana Isabel Loos Carvalho, lembra que até ontem o controle da merenda na unidade era feito com fichas de duas cores que eram dividas em Ensino Fundamental e Ensino Médio e após cada recreio, precisava contar às refeições que haviam sido servidas para alimentar o antigo sistema. A partir de hoje o processo é automático e mais preciso. “Não tem possibilidade de erro porque o aluno passa a carteirinha e sabemos até se ele repetiu e fica muito mais prático o nosso serviço”, comenta.

A supervisora de Articulação com os municípios da Gerência Regional de Educação, Isolânia Wippel, revela que atualmente o Governo de Santa Catarina investe em média R$ 220 mil mensais na merenda das escolas estaduais dos nove municípios da região e num primeiro momento quatro escolas delas foram contempladas com a mudança, que será gradativa e vai possibilitar a transferência automática de dados para o Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).

“Como a merenda escolar é terceirizada, pagaremos aquilo que foi de fato consumido. Só nessa etapa o Governo está gerando uma economia de R$ 26 milhões em todo o Estado e esse novo sistema vai ajudar na alimentação dos próprios alunos para que não comam excessivamente e se trabalhe a questão alimentar e nutricional”.

Além da EEB Regente Feijó, nos próximos dias os tablets também passarão a ser utilizados na EEB Victor Meireles, em Vitor Meireles, e na EEB Walter Buss e EEB Bernardo Muller, ambas de Presidente Getúlio.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores