Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Expansão dentro de casa: Café Cultura abre novas lojas em Santa Catarina

A rede, que nasceu em Florianópolis, tem inaugurado lojas em diversos estados, sem deixar de lado a potência do seu estado de origem

CURITIBA, 12/08/2022 — A retomada econômica que 2022 trouxe já no primeiro trimestre reflete novas possibilidades para franquias. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising revelou um crescimento de 8,8% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, com o setor gastronômico em terceiro lugar entre os que mais se beneficiou (atrás apenas dos segmentos de moda e saúde, beleza e bem estar). O saldo entre novas operações e operações encerradas também é positivo, de 1,8%.

 

A expansão do Café Cultura faz parte desse cenário de crescimento. Mesmo durante a pandemia, a rede catarinense não parou de apostar em novas lojas, com franqueados de outros estados levando a marca para Cuiabá, Rio de Janeiro e Paraná, por exemplo. O cenário positivo que o primeiro trimestre de 2022 apresentou mostra novas oportunidades também para dentro de Santa Catarina.

 

Com forte presença em seu estado de origem, o Café Cultura já tinha lojas em cidades como Tubarão, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, e durante a pandemia, inaugurou mais espaços. Itajaí e Blumenau estão entre as lojas inauguradas em 2021. A melhora na economia trouxe reinaugurações em espaços como Criciúma e a loja do Beiramar Shopping de Florianópolis, em 2022. Os bons resultados estimulam a busca por novos pontos no estado: O segundo semestre do ano já tem confirmados mais endereços da rede. Lojas no Passeio Pedra Branca (Palhoça) e no Casa Hall de Balneário Camboriú estão entre as novidades.

 

Os resultados servem como garantia a novos franqueados de que a marca é sustentável e tem boa rentabilidade. O faturamento de 2019 chegou a R$ 15 milhões. No ano seguinte, afetados pela pandemia, chegaram a mais de R$ 12 milhões. Mas em 2021, subiram acima do esperado: mais de R$ 26 milhões. A projeção para lucros de 2022 chega aos R$60 milhões. Os valores para abrir uma loja Café Cultura são outro atrativo. O investimento inicial de R$ 450 mil para o modelo quiosque, indicado para uma unidade do Café Cultura que tenha retorno estimado de 24 a 36 meses com faturamento médio de R$ 115 mil. O pagamento de royalties é de 5% sobre o faturamento bruto, além de 1,5% para fundo destinado à propaganda.

 

“O Café Cultura oferece suporte ao franqueado em aspectos como análise econômica e de viabilidade, assessoria no projeto arquitetônico e programa de treinamento, entre outros”, explica Luciana Melo, CEO do Café Cultura. O contato constante com franqueados e o lançamento regular de pratos, bebidas e cardápios sazonais (como o atual de inverno, com pratos exclusivos) auxilia tanto na parte administrativa quanto no oferecimento de novidades que atraem o público.

 

Sobre o Café Cultura

 

O formato Farm to Cup tem destacado a marca entre os amantes de café. O cuidado com os grãos desde o plantio até chegar à xícara, com análise de toda a produção pelos sócios, garante a qualidade do café. Produtores parceiros no Espírito Santo e Minas Gerais com grãos 100% arábica de origem controlada, em altitudes acima dos 1000m, fornecem o café. Após inspeção, os frutos são levados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração dos blends, que chegam às lojas e, também, podem ser comprados online para degustar em casa. São cinco blends tradicionais, além de edições especiais temporárias, como a de Páscoa e a de Natal.

 

Mais informações no site ou no perfil oficial do Café Cultura no Instagram (@cafecultura).

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril