A PROVA
A prova faz parte do RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura e do Circuito Catarinense de Corridas de Aventura.
Será dividida em três categorias, conforme segue:
1) Expedição – aproximadamente 90 km de percurso, em torno de 12 horas de duração;
As modalidades esportivas serão: Orientação, Trekking, Mountain Bike, Técnicas Verticais e canionismo.
3) Sport– com aproximadamente 12 km e máximo 2 horas de duração. Modalidades de bike e trekking.
As inscrições serão feitas de 20 de junho a 21 de julho. AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
O valor da inscrição por equipe será:
Categoria | Até dia 21 de julho |
Sport (duplas) | R$ 110,00 |
Aventura (duplas) | R$ 220,00 |
Expedição (duplas) | R$ 280,00 |
Expedição (quartetos) | R$ 580,00 |
EQUIPES
A equipe deverá ser composta por 4 (quatro) ou 2 (dois) integrantes (PARA CATEGORIA AVENTURA e SPORT APENAS 2 INTEGRANTES), independente de sexo. Para efeito de RBCA serão consideradas apenas as categorias Expedição – quarteto misto e dupla.
DESISTÊNCIA DURANTE A PROVA: Após o início da prova, qualquer pedido de desistência, individual ou coletivo, significará desclassificação total da equipe à qual pertence o integrante desistente. A desistência deverá ser comunicada ao PC mais próximo. A equipe que desistir da prova e não comunicar a organização não poderá participar de outro evento promovido pela Expedição Xokleng.
EQUIPE DE APOIO: Não será permitida, as equipes deverão ser auto sustentáveis durante todo evento. Qualquer ajuda externa, ou seja, aquela fornecida por pessoas alheias à equipe inscrita, implicará na desclassificação da equipe. Amigos e familiares poderão observar o desenvolvimento da prova sem interferir de forma alguma.
CAMISETA DA PROVA: Cada atleta receberá uma camiseta da prova, que deverá ser utilizada durante todo o percurso e sempre por cima da vestimenta.
USO DA IMAGEM: Os integrantes das equipes inscritas assinarão, juntamente com o termo de responsabilidade, autorização para o uso de imagem.
ExpediCAO
A título de Responsabilidade Social, a organização está criando o ExpediCÃO, na qual os atletas deverão doar um quilo de ração por atleta, no mínimo. Esta ração será destinada para a ONG SOS 4 patas aqui da cidade de Treviso.
A equipe que optar por não realizar a doação será penalizada em 2 horas no seu tempo total.
Fiquem atentos pois não tem local para venda próximo, apenas no centro e fecha ao meio dia de sábado!
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
Cada equipe deverá manter consigo, durante toda duração da prova, os equipamentos solicitados, conforme relação abaixo:
Equipamento por equipe:
Quantidade | Equipamento | Categoria |
1 | Espelho para sinalização | Expedição e Aventura |
1 | Kit de primeiros socorros básico | Expedição e Aventura |
1 | Bússola | Expedição e Aventura |
1 | Faca com lâmina de 5 cm, no máximo | Expedição e Aventura |
Carta do percurso – fornecida pela organização | Expedição e Aventura |
Equipamentos individuais:
Quantidade | Equipamento | Categoria |
1 | Apito | Expedição e Aventura |
1 | Lanterna de cabeça (com pilhas) | Expedição |
1 | Lanterna de qualquer tipo | Expedição e Aventura |
1 | Cobertor de emergência (manta térmica) | Expedição e Aventura |
1 | Camiseta oficial da prova – fornecida pela organização | Expedição, Aventura e Sport |
Pilhas sobressalentes | Expedição |
*Além dos equipamentos listados cada competidor deve portar os equipamentos específicos para cada modalidade. Coisas desnecessárias só atrapalham, portanto escolha bem o que vai levar.
Mountain bike:
Quantidade | Equipamento | Categoria |
1 | Mountain bike | Todas Categorias |
1 | Capacete | Todas Categorias |
1 | Luz estroboscópica ou back light | Expedição |
1 | Sistema de sinalização noturna dianteira (pode ser a lanterna de cabeça) | Expedição |
* O capacete de mountain bike poderá ser utilizado em todas as outras modalidades.
Equipamentos de vertical serão fornecidos pela organização.
HOSPEDAGEM e ALIMENTAÇÃO
Largada e chegada de todas as categorias serão no mesmo local, onde haverá hospedagem em chalés, quartos, camping e estrutura de restaurante.
Valores para hospedagem:
Quartos para 2, 3 ou 4 pessoas: R$ 105,00 por pessoa, incluindo jantar de sábado, café da manhã de domingo e almoço de domingo.
Chalés já estão todos reservados.
Refeições: no local tem restaurante que estará servindo refeições mediante RESERVA prévia, nos seguintes valores:
Jantar de sábado (a base de massas): R$ 25,00 (livre fora bebida)
Café da manhã de domingo (colonial): R$ 15,00
Almoço de domingo: R$ 25,00 (livre fora bebida)
Lembrando que para quem estiver hospedado as refeições já estão incluídas no valor.
Informamos que no local não tem opção de pagamento com cartão, então já levem dinheiro junto. A cidade é pequena e também não tem serviço de caixa eletrônico, apenas em Criciúma e Siderópolis.
Quem for utilizar o camping tem uma taxinha de R$ 5,00 por pessoa, para uso da ducha.
Assim que confirmar sua inscrição entre em contato com expedicaoxokleng@uol.com.br para providenciarmos sua reserva
INFORMAÇÕES GERAIS
Qualquer alteração nas equipes deverá ser feita até 48 horas antes da competição. Para tanto deverá ser enviada à organização nova ficha de inscrição da equipe. Via email expedicaoxokleng@uol.com.br
Os atletas que se inscreverem e não comparecerem no dia da competição, não terão seus valores pagos devolvidos.
É de responsabilidade da Coordenação da Expedição Xokleng
- Projetar, elaborar e realizar a Expedição Xokleng 2016;
- Zelar pela integridade física dos competidores. A organização pode, inclusive impedir o prosseguimento de qualquer equipe competidora, desde que julgue haver algum risco à integridade física e mental de qualquer um dos integrantes;
- Exigir que cada integrante da equipe inscrita assine o termo de responsabilidade.
ALTERAÇÃO NO PERCURSO: A organização da prova reserva o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério.
CANCELAMENTO DA PROVA: A organização reserva o direito de cancelar a prova a qualquer tempo e sem ônus ao mesmo.
É de responsabilidade dos atletas participantes
- A alimentação antes, durante e depois da prova;
- Despesas com transportes para o local de prova;
- Estacionamento e hospedagem, antes durante e após a competição;
- Cada atleta é responsável pelo seu estado físico e mental;
- Cada atleta é responsável pelo equipamento pessoal utilizado durante a prova;
- Os integrantes da equipe são responsáveis por todos os próprios atos, são ainda solidários às atitudes isoladas dos demais integrantes e às decisões tomadas em regime de maioria pela equipe.
Segurança
A organização da prova oferecerá seguro pessoal, sem ônus, para todos competidores devidamente inscritos.
Durante todo percurso da prova, em locais estratégicos, haverá ambulâncias do serviço de saúde dos municípios envolvidos, corpo de bombeiros da região e viaturas da Polícia Militar, balizando inclusive alguns pontos que a organização achar necessário.
O atendimento do atleta pela equipe médica não significará desclassificação da equipe, a menos que o atleta seja impossibilitado de prosseguir. A equipe médica pode impedir o atleta de continuar participando se julgar impossibilidade física.
Penalizações
A infração de qualquer disposição deste Regulamento Geral, dará o direito a organização da prova punir ou desclassificar a equipe, conforme o grau de descumprimento deste regulamento, conforme descrito abaixo:
1. Todas as infrações que não impliquem na desclassificação da equipe inscrita incorrerão em penalidade de 30 minutos POR ATLETA, que descumprir o regulamento. Essa penalidade será aplicada à equipe infratora no em seu tempo total de prova;
2. Qualquer equipe que estiver incompleta, ou cujos integrantes distanciarem-se mais de 100 m (cem metros) entre si no cruzamento da linha de chegada ou em qualquer ponto do percurso, estará desclassificada;
3. A desistência de qualquer integrante da equipe incorrerá na desclassificação da equipe;
4. O comportamento inadequado, degradação da fauna e flora locais, desrespeito as comunidades locais e à Organização do Evento, destruição de equipamentos e instalações pertencentes a organização, de terceiros e sabotagem, incorrerão na desclassificação da equipe à qual pertence o infrator, além da responsabilidade civil e criminal do ato. Casos brandos de degradação, incluindo lixo jogado no trecho, incorrerão em penalização de 1 hora da equipe competidora em seu tempo total da prova;
5. O uso de meios de transportes não autorizados e equipamentos proibidos incorrerá na desclassificação da equipe;
6. A troca de qualquer integrante da equipe competidora durante o desenvolvimento da prova, implicará na desclassificação da equipe;
7. A falta de qualquer equipamento obrigatório, por perda ou mesmo inutilização acidental, ocasionará o acréscimo de 30 minutos ao tempo final da equipe. Em caso da falta de equipamento essencial a segurança (capacete, colete salva-vida, equipamentos para vertical) e essencial para a modalidade (bicicleta), a equipe será desclassificada;
8. Todas as penalidades serão somadas ao tempo total de prova de cada equipe, salvo casos de desclassificação, que serão decididos pelos fiscais que constatarem infrações que a justifiquem, independente do tempo de prova transcorrido e da localidade da ocorrência.
Algumas especificações
PC – Posto de Controle – local indicado onde as equipes devem passar obrigatoriamente na ordem seqüencial determinada, entregando ao fiscal do PC o passaporte para devido registro da hora em que a equipe passou pelo posto.
AT – Área de Transição – mesmo procedimento do PC a diferença é que no AT há mudança da modalidade da prova.
Corte – obrigatório para as equipes que não cheguem até um PC ou AT no horário máximo determinado, definido pela organização e entregue juntamente com o mapa no briefing.
Maiores lnformações em:
www.expedicaoeaventura.com.br e no www.expedicaoxokleng.com.br
Fanpage FACEBOOK: www.facebook.com/ExpedicaoXokleng
LOCAL
Local: Estrada Geral Santo Antonio – Pousada Santo Antonio
Treviso / SC