Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Fichas de atendimento na Saúde começam a ser eliminadas em Itajai

O cuidado com a Atenção Básica é uma das prioridades do município de Itajaí. Por isso, medidas para garantir uma maior resolução dos problemas estão sendo implantadas em todas as 41 Unidades de Saúde do município. A principal delas é a efetiva aplicação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai permitir, futuramente, a eliminação das fichas de atendimento distribuídas aos pacientes.

O objetivo da Secretaria de Saúde é fazer com que todas as pessoas que chegam às unidades básicas sejam acolhidas e atendidas no mesmo dia. Já os agendamentos devem ser feitos somente quando necessário e para a data mais próxima possível. Este modelo diminui o tempo de espera e facilita o encaminhamento das demandas para outros setores, como no caso de exames, vacinas ou consultas com especialistas.

A intenção da secretaria é resolver cerca de 70% dos problemas no próprio posto. Lá será feita a coleta de informações do paciente e a primeira avaliação para identificar a necessidade de intervenções e qual a urgência do atendimento. Com esta forma de trabalho também ficará mais fácil solucionar situações simples, como a entrega de medicamentos, aferição de pressão arterial e outros serviços. Nestes casos, enfermeiros, farmacêuticos ou técnicos poderão finalizar o atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, o atendimento ágil e humanizado propicia a criação de um vínculo entre as pessoas e as equipes da Atenção Básica, fazendo da Unidade de Saúde a porta de entrada prioritária e preferencial do morador – o que permite ainda desafogar os pronto-atendimentos da cidade e aumentar a resolução dos problemas.

“Todos os profissionais de saúde das unidades deverão fazer o acolhimento da demanda espontânea, em período integral. A situação deve ser recebida, ouvida e respondida”, ressalta.

O novo modelo está sendo colocado em prática de forma gradual em todos os postos de saúde. Enquanto isso, os atendimentos agendados e ações já programadas estão mantidos normalmente até a adaptação das equipes e dos moradores.

_______________________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Celso Luiz Dellagiustina (Secretário)
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo