Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Frigoríficos têm descumprido termos para o combate à Covid-19, afirma especialista

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura divulgou relatório nesta terça-feira (16) com a informação de que oito frigoríficos foram interditados no mês de maio por conta do risco de transmissão da Covid-19 (coronavírus) entre os seus funcionários. Ao todo, 47 abatedouros paralisaram as atividades em maio, de modo que os demais tiveram “questões comerciais” como motivo para a paralisação. Os locais pertencem aos Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Segundo o advogado de sindicatos de trabalhadores do setor frigorífico, Paulo Roberto Lemgruber Ebert, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, é um fato que os abatedouros não vêm cumprindo, total ou parcialmente, os TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) firmados com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o que vem gerando o aparecimento de novos casos em várias unidades. “Em alguns frigoríficos, a situação chegou a um extremo tal que dificilmente a cadeia de transmissão ocupacional da Covid-19 será rompida sem a interdição temporária das unidades”, afirma.

Os termos firmados pelo Ministério Público do Trabalho com os frigoríficos vêm impondo aos locais medidas com base nos parâmetros de controle da propagação ambiental do novo coronavírus. “Exemplos são a testagem periódica em massa dos trabalhadores; a triagem dos indivíduos que apresentam sintomas, com o afastamento imediato do trabalho; a implementação de distanciamento mínimo; a adequação da produtividade em função das medidas sanitárias; e a higienização dos equipamentos coletivos de trabalho, dentre outras”, explica Lemgruber.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril