Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Grupo Pedra Branca lança programa Lixo Zero

O consumo de lixo por pessoa no Brasil subiu cerca de 12,4 milhões de toneladas comparando os anos de 2010 e 2020. As coletas seletivas ainda não são realizadas em todas as cidades e/ou não contam com uma estrutura definitiva de gestão desses resíduos, impactando diretamente na sustentabilidade.

Programa é feito em parceria com a Zero Waste International Alliance
Segundo o Relatório de Sustentabilidade – feito pela ABRACES – os shoppings, por exemplo, coletam quase 20 mil toneladas de lixo por mês. Com foco no futuro sustentável da Cidade Pedra Branca, localizada em Palhoça (SC), o Grupo Pedra Branca criou o projeto Lixo Zero em parceria com a Zero Waste International Alliance.

A geração de lixo residencial também cresce no país. As informações disponibilizadas no Panorama dos Resíduos sólidos no Brasil 2020, pela ABRELPE ( Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), relatam que em 2019 apenas 63,6% dos municípios no norte do Brasil tinham iniciativas de coleta seletiva, porcentagem que chegava a 90,9% na região sul. Contabilizando todos os municípios do Brasil com a devida coleta, chegamos a 73,1%.

Em diversas áreas do Brasil ainda não existe uma coleta seletiva do lixo gerado. Com a parcela do lixo descartado incorretamente, os impactos ambientais negativos são gerados com uma maior velocidade, dificultando assim, os descartes que acontecem de forma correta e o desenvolvimento do meio ambiente.

A fim de conscientizar a população, o foco de muitos programas de sustentabilidade é a redução da produção de lixo. Pequenas mudanças de hábitos, como a troca das sacolas descartáveis pelas sacolas retornáveis nas idas ao supermercado, podem ser o início de uma grande mudança.

Além de produzir menos lixo, outra maneira de reduzir o impacto ambiental dos resíduos é separá-los e destiná-los corretamente para o tratamento e reaproveitamento.

Colaborar com a coleta seletiva deve ser o principal objetivo de todos os lares brasileiros. O primeiro passo é separar o lixo reciclável do orgânico. Restos de alimentos, cascas de frutas, sementes, etc… devem ser descartados em outro recipiente. Após a lavagem dos elementos, deixe secar. Depois disso, siga essas dicas:

• Diminua o tamanho de garrafas pet;
• Embrulhe vidros quebrados;
• Descarte cada lixo em sua devida cesta;
• Sinalize no saco de lixo qual é o descarte correto;
• Garanta que sua família e as pessoas que estão convivendo com você também saibam sobre as cores e como descartar o lixo corretamente.

Nesse processo estão os 3 R’s da Sustentabilidade auxiliando nas mudanças de mentalidade para diminuir o impacto da produção de lixo na natureza.

#1 – Reduzir: é necessário reduzir a quantidade de lixo produzida. Deve-se também optar por produtos e materiais que sejam de maior durabilidade, que levam mais tempo para serem substituídos.

#2 – Reutilizar: nesse momento, voltar a atenção para com inteligência e criatividade prolongar a vida útil de materiais, utilizando-os de maneiras diferentes e contribuindo para que sejam descartados de maneira correta na natureza.

#3 – Reciclar: no último processo, tem-se a reciclagem. Uma ação de transformação de produtos antigos por novos produtos, auxiliando novas necessidades e protegendo o meio ambiente.

A parceria sustentável entre a Cidade Pedra Branca e a Zero Waste International Alliance

Em Agosto de 2021 aconteceu o lançamento do Novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Passeio Pedra Branca. Idealizado pela consultora Flávia Vieira Guimarães Orofino, o Programa Pedra Branca Lixo Zero tem como foco garantir que os resíduos gerados pelas operações do Passeio sigam para os seus destinos adequados.

A gestão Lixo Zero reforça o compromisso do Passeio Pedra Branca com a Zero Waste International Alliance – com o objetivo de até 2022 promover a separação dos resíduos em recicláveis, orgânicos e rejeitos, encaminhando apenas 30% do total de resíduos sólidos gerados no Passeio Pedra Branca ao aterro sanitário.

A nova doca de armazenamento, inaugurada recentemente, faz parte do plano que define as responsabilidades de todos, desde a gestão do Passeio, comerciantes e seus funcionários, até prestadores de serviços para alcançar a meta de promover o desenvolvimento sustentável da região, a partir da geração, separação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e destinação final adequada aos resíduos gerados.

O programa foi planejado por etapas para que os padrões de conduta sejam incorporados a partir da inauguração da nova central de resíduos. Acompanhe:

Etapa 1 – Agosto/2021: Com a inauguração da nova doca todas as operações que geram resíduos orgânicos separam, transportam e depositam nos contentores e bombonas indicadas para “resíduos orgânicos”;

Etapa 2 – Novembro/2021: Os grandes geradores de resíduos orgânicos deverão separar e contratar empresa de coleta e tratamento (compostagem);

Etapa 3 – Março/2022: Todos os geradores de resíduos orgânicos deverão separar e contratar coletivamente, através da gestão do Passeio Pedra Branca, empresa de coleta e tratamento (compostagem).

“Com o desenvolvimento de uma coleta sustentável do lixo gerado na Cidade Pedra Branca aumentamos as possibilidades de sempre melhorarmos nossa rotina e todas as áreas ligadas ao nosso propósito de vida e bem estar”, revela Marcelo Gomes, presidente do Grupo Pedra Branca.

https://www.cidadepedrabranca.com.br

Posts Relacionados

Fitland escolhe Balneário Piçarras para abrir a 24ª unidade

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Camboriú

Temporada de verão será aberta neste sábado, com evento nas areias da nova Praia Central

Nova Praia Central de Balneário Camboriú sedia Open de Beach Tennis

Balneário Camboriú recebe a 5ª Etapa do Torneio das Estrelas de Foot Table neste sábado; confira quem vai participar

Governo de SC publica portaria que pode comprometer o Réveillon de Balneário Camboriú

Acordo inédito proposto pelo TCE/SC possibilita liberação do Centro de Eventos de Balneário Camboriú

Transporte público volta a circular nesta quarta-feira em Balneário Camboriú; veja linhas e horários

Campeão Brasileiro mirim de skate park é de Balneário Camboriú

Surfland Brasil apresenta 2º Surfamily ASJ 2021

Diário da Cidade

Balneário Camboriú recebe o primeiro transatlântico da temporada de cruzeiros; veja fotos

Emasa lacra duas saídas irregulares de esgoto com destino final a bacia do Rio Marambaia

SIME de Balneário Camboriú divulga 565 vagas de emprego

Balneário Camboriú conquista melhor colocação na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina

Camboriú inicia Operação Urbana Consorciada

Balneário de Piçarras recebe mais uma loja do Komprão Koch Atacadista

Audiência pública sobre o transporte público de Balneário Camboriú acontece nesta quinta-feira

Uso de máscara não é mais obrigatório em ambientes abertos em Santa Catarina

Vereadores de Balneário Camboriú aprovam orçamento de 1,38 bilhão para 2022

Governo do Estado anuncia construção de Hospital Regional em Camboriú