Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Guarda Vidas estarão nos principais balneários a partir de hoje.

Com o verão chegando já iniciaram os preparativos para a Operação Veraneio realizada pelo Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar do estado. A Operação tem início oficialmente no dia 10 de dezembro, porém com o feriado de Proclamação da República no próxima terça-feira (15), várias pessoas irão prolongar o feriado e visitarão as praias da região. Pensando nisso o Corpo de Bombeiros neste domingo (13), já irá ativar os postos salva vidas dos principais balneários da região. Segundo o Sargento Celiano, do Corpo de Bombeiros de Imbituba serão ativados os postos de Barra da Ibiraquera, Rosa, Vila Nova, Itapirubá e na praia central de Garopaba. “Iremos começar a abrir os postos nos finais de semana até a operação começar oficialmente no início de dezembro”, ressalta.
A Operação Veraneio que começa no início de dezembro irá até dia 6 de março de 2017. A exemplo de anos anteriores, a Operação Veraneiro 2016/2017 foi dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades-sedes da operação, com exceção do Corpo de Militar (CBM), que organizou seu planejamento em quatro etapas.
A Secretaria de Segurança Pública – SSP projeta utilizar recursos superiores a R$ 26 milhões, valores investidos no ano passado, utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.

Ações

A Operação Veraneio começa com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho monitoradas e divididas em 157 praias e balneários de 51 municípios do estado, 35 balneários e 17 estâncias hidrominerais. A Operação Veraneio 2015/2016 movimentou 9.165 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do estado.
Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1.339 guarda-vidas civis e 188 guarda-vidas militares, espalhados em mais em 312 postos de observação no Litoral e no Interior. O CBM programou uma série de inovações para a temporada. A principal delas é o E-193 Mobile. Trata-se de um sistema que permite a inserção de ocorrências no sistema diretamente pelo celular do guarda vidas, trazendo informações instantâneas para uma melhor gestão.
Também está prevista a aquisição de um “vant”, veículo aéreo, não tripulado, para patrulhamento e monitoramento da orla de Florianópolis. Será usado na praia dos Ingleses como projeto piloto. Outra novidade é a construção de cinco postos de salvamento patrocinados pela empresa WOA. “São postos ecológicos que serão instalados nas praias de Fora, Pontas das Canas, Canavieiras e Brava”, explica coronel BM Flávio Graff, sub-comandante geral do CBM.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores