Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Guia de Trânsito Animal contribui para qualidade sanitária animal de SC

FAESC, SENAR/SC e CIDASC promovem treinamento para emissão eletrônica de GTA

Santa Catarina é reconhecida mundialmente por seu elevado nível de excelência sanitária. Possui certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como o único Estado do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação e livre da peste suína clássica, garantindo acesso aos mais exigentes e competitivos mercados de carne do mundo. Sendo o trânsito de animais um ponto sensível, uma das medidas de controle é efetuada por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Com o objetivo de capacitar assistentes administrativos e dirigentes dos Sindicatos Rurais ocorreu nesta semana, em Chapecó, um treinamento de Emissão Eletrônica de e-GTA, conforme o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinenses (SIGEN). A iniciativa foi da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), e reuniu cerca de cinquenta Sindicatos das regiões oeste e extremo oeste do Estado, além dos instrutores do SENAR/SC.

O treinamento foi ministrado pelos técnicos da CIDASC Eduardo Oda Seifert, Cirio Vieira Amaro José Loch que abordaram os objetivos da Guia de Trânsito Animal e deram orientações gerais para uso do Sistema de Defesa Sanitária Animal. Também explanaram sobre propriedades com atividades de pecuária e unidade de exploração, a saída de animais, pesquisas de GTAs já registradas, cancelamento de GTA, entrada de animais e inventário de propriedades.

“Somos um Estado de referência nacional em relação ao trânsito de animais”, destacou o gestor estadual de tecnologia da informação da CIDASC Amaro José Loch. Ele explicou que a GTA é importante para garantir a sanidade do Estado. “Por meio disso conseguimos rastrear, por exemplo, um animal doente, sabemos por onde ele passou e temos as condições necessárias para tomar as medidas cabíveis evitando a proliferação de doenças no território catarinense”.

Loch expôs que para emitir a GTA, em alguns casos, é necessário que sejam disponibilizados documentos com informações sobre os animais que serão transportados. A documentação varia de acordo com a espécie do animal e a finalidade do transporte.

“Essa é mais uma ferramenta de trabalho para ajudar nossos produtores rurais. A emissão é feita atualmente pelo ICASA e a CIDASC, mas queremos capacitar os funcionários dos Sindicatos Rurais para que tenham condições de emiti-las quando houver a necessidade, por exemplo em caso de férias ou licença dos trabalhadores do ICASA. Queremos garantir que os produtores terão sempre esse atendimento disponível”, enfatizou o vice-presidente de finanças da FAESC, Antônio Marcos Pagani de Souza.

O vice-presidente da FAESC Enori Barbieri reforçou a importância da Guia de Trânsito Animal para melhorar cada vez mais a defesa sanitária em Santa Catarina. “Somos um Estado diferenciado que tem a capacidade de agregar valor aos seus produtos em função desse status sanitário. Essa integração entre poder público, privado, entidades representativas só têm a trazer benefícios. A nossa principal preocupação é atender melhor os produtores rurais que são a base para o sucesso do agronegócio catarinense”.

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó Ricardo Lunardi salientou a importância da parceria entre os Sindicatos e as entidades representativas do agronegócio oportunizando agilidade e facilitando o acesso aos produtores rurais a esses serviços. “Os produtores têm mais recursos para fazer com que o trânsito de animais ocorra de forma regular. Com isso tudo nós teremos mais segurança sanitária que é o nosso principal foco. Além disso, o processo de emissão de GTA pode ser efetuado da propriedade, sem precisar sair de casa. Os Sindicatos estão sendo treinados para orientar os produtores nesse processo”.

Acompanharam as capacitações o vice-presidente de finanças da FAESC Antônio Marcos Pagani de Souza, o presidente da CIDASC e vice-presidente da FAESC Enori Barbieri, o supervisor do SENAR/SC na região oeste Helder Barbosa e o presidente do Sindicato Rural de Chapecó Ricardo Lunardi.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores