Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Hospital Regional do Oeste credenciado para atender pacientes com AVC

Um ato que muda o cenário hospitalar no oeste catarinense: o ministro da Saúde Marcelo Queiroga assinou, nesta sexta-feira, em Blumenau, a portaria que habilita o funcionamento – com recursos federais – do Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC Tipo III do Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó.

O convênio com o Ministério da Saúde foi assinado pela Prefeitura de Chapecó e pelo Hospital Regional do Oeste (HRO). O prefeito João Rodrigues foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó João Marques Rosa. Também participou o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO, Reinando Fernandes Lopes. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Nelson Akimoto, acompanhou o ato.

      “Essa é uma vitória da sociedade e muitas vidas serão salvas”, festejou, emocionado, o presidente da ACIC, Nelson Akimoto, que atua desde o ano passado – em cooperação com outras instituições – para obter a instalação do serviço de AVC no HRO.

      Akimoto foi a Blumenau acompanhar o ato e agradecer pessoalmente o ministro pela decisão. Desde o ano passado o dirigente desenvolveu gestões, sustentou campanhas de arrecadação de recursos e mobilizou lideranças políticas e autoridades da saúde para solucionar essa deficiência do HRO, o maior hospital filantrópico em território barriga-verde. A clientela atendida se estende por uma vasta região com mais de 1,5 milhão de habitantes.

Desde o início da crise sanitária, o empresariado e outros setores da sociedade civil estão engajados com o Poder Público no combate à covid-19. Mobilizados pela ACIC, o empresariado chapecoense contribuiu fortemente, com recursos privados, para suprir deficiências em leitos, equipamentos, medicamentos, insumos hospitalares etc.

Foi em 2020 que a ACIC constatou que o Hospital Regional não dispunha de estrutura para atender essa demanda: faltavam os leitos, os equipamentos, os medicamentos e os profissionais para atendimento das pessoas acometidas de AVC. Por isso, muitos pacientes atendidos nesse nosocômio acabavam severamente sequelados pela falta de equipamentos adequados a um diagnóstico rápido e seguro, como essas emergências médicas exigem. Como sabemos, quando o protocolo de atendimento é aplicado nas primeiras horas, pode salvar muitas vidas e não deixar sequelas.

Akimoto mobilizou os empresários e obteve recursos privados para a criação da Unidade de Cuidados Agudos do AVC do Hospital Regional do Oeste. Os empresários financiaram temporariamente o pagamento da equipe médica composta de três neurologistas e medicação (Alteplase) para esses casos emergenciais. A partir de agora esses custos serão suportados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da ACIC fez questão de mencionar os principais colaboradores: APTI Alimentos, Associação Filosófica e Beneficente Construtores da Paz, Câmara de Vereadores de Chapecó, CEC – Centro Empresarial de Chapecó, CESEC – Centro Executivo Sistema Empresarial de Chapecó (ACIC – CDL – SICOM), NORD Electric, Rotesma Artefatos de Cimento, Sempre Sementes, SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, SITRAN – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Chapecó e a própria Associação Comercial e Industrial de Chapecó.

Posts Relacionados

MEIs têm até esta quinta-feira (30) para regularizarem pendências

Santander amplia sua presença em Santa Catarina e inaugura novas agências

Diário da Cidade

MPF realiza ação inédita voltada à população em situação de rua em Florianópolis

Sebrae/SC se reúne com produtores de cachaça e banana de Luiz Alves para debater Indicação Geográfica

Vereadores garantem recurso para aplicação em escolinhas esportivas

Em oito meses, IMA realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Programa do SENAR/SC transforma a vida de mulheres do campo em São Domingos

Deputado Kennedy Nunes apresenta ao Ministério da Saúde proposta de incluir a cirurgia de correção intrauterina na tabela do SUS

STARK realiza curso sobre M&A e Operações de Crédito no Centro de Inovação Blumenau em 6 de outubro

Feira do Empreendedor Digital 2021 do Sebrae está com as inscrições abertas

II Conecta Saúde promove debate sobre segurança do paciente

Diário da Cidade

FFM tem inscrições abertas em cursos voltados a capacitação de executivos e empreendedores

Cooperativas Ailos se unem para preservar o bem-estar e a saúde mental de colaboradores

Santa Catarina zera imposto de medicamentos do kit intubação

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

Warren Investimentos anuncia aquisição da corretora Renascença DTVM

Governo do Estado trabalha para desbloquear rodovias catarinenses

Mercado imobiliário altamente aquecido atrai novas empresas para a região da Costa Esmeralda

Banco para condomínios fundado em SC recebe novo investimento de 6 milhões de reais