Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Hospital Regional do Oeste credenciado para atender pacientes com AVC

Um ato que muda o cenário hospitalar no oeste catarinense: o ministro da Saúde Marcelo Queiroga assinou, nesta sexta-feira, em Blumenau, a portaria que habilita o funcionamento – com recursos federais – do Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC Tipo III do Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó.

O convênio com o Ministério da Saúde foi assinado pela Prefeitura de Chapecó e pelo Hospital Regional do Oeste (HRO). O prefeito João Rodrigues foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó João Marques Rosa. Também participou o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO, Reinando Fernandes Lopes. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Nelson Akimoto, acompanhou o ato.

      “Essa é uma vitória da sociedade e muitas vidas serão salvas”, festejou, emocionado, o presidente da ACIC, Nelson Akimoto, que atua desde o ano passado – em cooperação com outras instituições – para obter a instalação do serviço de AVC no HRO.

      Akimoto foi a Blumenau acompanhar o ato e agradecer pessoalmente o ministro pela decisão. Desde o ano passado o dirigente desenvolveu gestões, sustentou campanhas de arrecadação de recursos e mobilizou lideranças políticas e autoridades da saúde para solucionar essa deficiência do HRO, o maior hospital filantrópico em território barriga-verde. A clientela atendida se estende por uma vasta região com mais de 1,5 milhão de habitantes.

Desde o início da crise sanitária, o empresariado e outros setores da sociedade civil estão engajados com o Poder Público no combate à covid-19. Mobilizados pela ACIC, o empresariado chapecoense contribuiu fortemente, com recursos privados, para suprir deficiências em leitos, equipamentos, medicamentos, insumos hospitalares etc.

Foi em 2020 que a ACIC constatou que o Hospital Regional não dispunha de estrutura para atender essa demanda: faltavam os leitos, os equipamentos, os medicamentos e os profissionais para atendimento das pessoas acometidas de AVC. Por isso, muitos pacientes atendidos nesse nosocômio acabavam severamente sequelados pela falta de equipamentos adequados a um diagnóstico rápido e seguro, como essas emergências médicas exigem. Como sabemos, quando o protocolo de atendimento é aplicado nas primeiras horas, pode salvar muitas vidas e não deixar sequelas.

Akimoto mobilizou os empresários e obteve recursos privados para a criação da Unidade de Cuidados Agudos do AVC do Hospital Regional do Oeste. Os empresários financiaram temporariamente o pagamento da equipe médica composta de três neurologistas e medicação (Alteplase) para esses casos emergenciais. A partir de agora esses custos serão suportados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da ACIC fez questão de mencionar os principais colaboradores: APTI Alimentos, Associação Filosófica e Beneficente Construtores da Paz, Câmara de Vereadores de Chapecó, CEC – Centro Empresarial de Chapecó, CESEC – Centro Executivo Sistema Empresarial de Chapecó (ACIC – CDL – SICOM), NORD Electric, Rotesma Artefatos de Cimento, Sempre Sementes, SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, SITRAN – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Chapecó e a própria Associação Comercial e Industrial de Chapecó.

Posts Relacionados

BRDE em Santa Catarina financia 584% a mais nos primeiros meses de 2024

SC Trade Show: Maior rodada de negócios da moda calçadista desembarca em Balneário Camboriú

Programa voltado à saúde feminina atende cerca de 200 mulheres em Praia Grande

Espetáculo cultural que propõe a reflexão de uma sociedade mais igualitária já tem data para acontecer em Santa Catarina

Renal Vida e agenda cultural da Estação Unifique

Jovens empreendedores: Projeto “Parceiro Anjo” oportuniza mudança de vida

Cooperativismo catarinense define diretrizes estaduais para o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Santa Catarina o Plaza Caldas da Imperatriz Resort e Spa está de aniversário

Capacitações para jornalistas: confira 3 cursos presenciais inéditos em Florianópolis

Pagamentos decorrentes de execução crescem 30% em um ano na JT-SC