Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Iniciada a limpeza do Rio das Ostras no bairro da Barra

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27) a limpeza do Rio das Ostras. As ações, parceria entre Defesa Civil, Subprefeitura e secretarias do Meio Ambiente e Obras, têm o intuito de amenizar eventuais prejuízos provocados por enxurradas e cheias, como ocorrido no dia 13 deste mês.

As equipes de limpeza trabalham com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caminhões e embarcações. De acordo com o diretor da Defesa Civil, João Passos, esta primeira etapa tem previsão de ser finalizada em 15 dias. “Estamos desobstruindo o curso do rio recolhendo o lixo, entulho e resto de construções da beira do rio. Se o tempo ajudar, concluiremos esta etapa dentro de suas semanas. Por orientação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, estamos trabalhando de forma rápida e ouvindo a comunidade”, afirma Passos. 

O diretor da Defesa Civil enfatiza que o apoio da comunidade é fundamental durante as ações. “Estamos recebendo apoio dos cidadãos, principalmente moradores das proximidades. Atitudes corretas como não jogar lixo, móveis e outros dejetos na beira do rio evitam que o mesmo transborde novamente. Além disso precisamos que a comunidade se envolva, fiscalizando atos indevidos para que sejam autuados”, salienta Passos. A Defesa Civil, em parceria com o Controle de Degradação Ambiental e Ocupação Irregular (CUIDA), ainda está interditando uma casa construída sob a margem do rio.

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), representada pelo secretário Rodrigo Torres, se faz presente para garantir que a vegetação nativa seja preservada durante as etapas de limpeza. “Nada será modificado, apenas recolhido os restos de vegetação, como grama e galhos”, ressalta Torres. Ele ainda afirma que um estudo de impacto ambiental será desenvolvido.

As ações estão discutidas em reuniões entre Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Procuradoria Municipal, comunidade e Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Outras diretrizes, como o desassoreamento do rio e a limpeza e desobstrução de todos os cursos de água do município estão sendo analisadas e definidas.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Defesa Civil
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Posts Relacionados

Restaurante catarinense especializado em sequência de trutas vai abrir franquias no Sul e Sudeste

Edenilson Floriani pronto para estrear no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Rede Plaza de Hotéis lança campanha beneficente TODOS PELO RS

Sebrae promove a ‘semana do MEI 2024’ com palestras e orientações

Desafios empresariais – por Leonardo Chucrute que é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Grupo Pereira inaugura nova unidade da Farmácia SempreFort, em Biguaçu

CEO do Grupo Koch é um dos palestrantes do Encontro LIDE SC

Semana da Indústria debate competitividade do setor têxtil

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas