Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Iniciativa social faz um alerta para pais e mães sobre a saúde dos olhos das crianças.

Ação oferece exame oftalmológico e óculos de grau gratuito para jovens atendidos pelo Instituto Guga Kuerten.
Cada pessoa enxerga o mundo de uma maneira diferente e todos tendem a acreditar que sua forma de perceber as coisas é a correta. Não é diferente com as crianças. Às vezes o problema de visão existe, mas elas não se dão conta. Uma estimativa do Ministério da Saúde afirma que 30% das crianças com idade escolar apresentam problemas de refração que interferem no rendimento diário delas.
De acordo com uma avaliação realizada em 2015 pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, aproximadamente 29 mil crianças do Brasil são cegas por causa de doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas previamente. Além de comprometer o desempenho escolar dos pequenos, os problemas de visão podem prejudicar o convívio social e trazer sofrimento para o dia a dia deles.
Pensando nisso, a Óticas Carol, o Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) e o Instituto Guga Kuerten (IGK) irão oferecer exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitos para crianças e adolescentes atendidas pelo IGK. A iniciativa celebra o Dia Mundial da Visão – que neste ano ocorre no dia 13 de outubro, e também alerta pais e mães para não descuidarem da saúde ocular dos filhos.
A ação passará pelas sete comunidades em que o IGK atua e irá atender 700 crianças. Na primeira fase, elas participarão de uma triagem realizada pela Óticas Carol para verificar quais precisam de alguma correção oftalmológica e de óculos de grau. No dia 01 de outubro as crianças que passaram pela seleção serão levadas ao Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) para exames oftalmológicos finais.
Também no HOF, elas irão escolher as armações dos óculos de grau oferecidas pela Óticas Carol. Depois de todo esse processo, os óculos recebem as lentes oftálmicas disponibilizadas pela Essilor Repro e são entregues para cada uma das crianças nas respectivas comunidades.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores