Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Irmãs com doença rara aguardam medicamento há mais de dois anos

Duas irmãs, uma residente em Recife e outra no Rio de Janeiro, aguardam há mais de dois anos a chegada de um medicamento já aprovado pelo juízo.

Maria de Fátima da Silva, de 51 anos, e Silvânia Maria da Silva, de 44, convivem com a síndrome da quilomicronemia familiar (SQF), uma doença hereditária rara e responsável por apresentar altas taxas de triglicerídeos no sangue, como é o caso da caçula, que registrou concentrações de 9.000 mg/dL, quando os níveis normais não deveriam passar de 150 mg/dL[1].

Por conta disso, Silvânia já soma mais de 200 crises de pancreatite e 20 internações de emergências ao longo dos últimos 24 meses de espera pelo medicamento correto.

Segundo Mônica Aderaldo, presidente da Federação das Associações de Doenças Raras do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Fedrann), em abril de 2021, o Ministério da Saúde liberou o valor para compra direta do medicamento.

Mas, infelizmente, os valores depositados não cobriam todos os gastos de importação e impostos. Apenas um ano depois, uma nova audiência foi realizada. As duas continuam aguardando a liberação dos valores corretos para que consigam comprar o medicamento e seguir com o tratamento.

Para essas pacientes, assim como para todos os indivíduos com doenças raras, é essencial o apoio e cuidado equitativo do Ministério da Saúde, uma vez que necessitam de diferentes assistências governamentais.


[1] Baass A, Paquee M, Bernard S, Hegele RA. Familial chylomicronemia syndrome: an under recognized cause of severe hypertriglyceridaemia [published online ahead of print, 2019 Dec 16]. J Intern Med. 2019;10.1111/joim.13016.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono