Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Jovem morto com tiro foi baleado acidentalmente por amigo, diz polícia

O universitário Carlson Calmon Correia, 22 anos, foi morto por um tiro disparado acidentalmente por um amigo dentro da casa em que os dois moravam no bairro JK, em Barreiras, no oeste da Bahia, e não em um latrocínio, segundo informou ao G1 nesta sexta-feira (1º) o delegado titular do município, Joaquim Rodrigues, que iniciou as investigações do crime.

De acordo com o delegado, o autor do disparo tem 19 anos e também é estudante. Ele confessou ter baleado o jovem em depoimento prestado à polícia na quinta-feira (30). O rapaz foi ouvido e liberado. “Ele [amigo que fez o disparo] era muito amigo de Carls, como um irmão”, declarou o Joaquim Rodrigues.

A arma usada no crime, um revólver calibre 32, pertence a outro amigo de Carlson, que mora em Brasília, mas está passando uns dias em Barreiras. O rapaz entregou a arma à polícia e disse que a comprou no intuito de se defender de alguma situação que colocasse em risco a segurança dele, informou o delegado Joaquim. O jovem também foi ouvido e liberado.

Os dois rapazes foram ouvidos pelos delegados Joaquim Rodrigues, titular da cidade, Marineide Pires, da Delegacia de Homicídios e Rivaldo Luz, coordenador da Polícia Civil em Barreiras.

O caso será conduzido agora pela Delegacia de Homicídios. A titular da unidade, Marineide Pires, informou ao G1 que ainda serão ouvidas outras testemunhas e colhida provas periciais. Vamos averiguar se é caso de pedir a prisão deles. Eles invetaram a história por desespero”, disse.

Versões do crime
Segundo o delegado, a primeira versão dos dois amigos que estavam com Carlson no momento do crime foi de que eles voltavam de uma festa junina na cidade na madrugada do sábado, quando a vítima se afastou e foi abordada por bandidos, que teriam atirado após uma tentativa de assalto. Nada foi levado do rapaz.

Rodrigues informou ainda que os dois jovens que acompanhavam o universitário não procuraram a polícia de imediato e contaram a versão a amigos e familiares. Eles também disseram aos amigos que duas mulheres que passavam pelo local do crime socorreram o jovem ferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e que Carls teria dito a eles que foi baleado em um assalto.

Conforme Joaquim Rodrigues, a verdadeira história foi revelada pelo autor dos disparos após o delegado dizer que tinha informações que desmentiam a versão contada por ele aos amigos e familiares, como imagens de câmeras de segurança dos garotos chegando em casa juntos e deixando o local para levar o amigo já ferido para o hospital.

“Achamos estranha a história. Vimos nas imagens que eles [os três amigos] chegaram na casa [onde o crime aconteceu] de carona com duas moças. Um deles [o dono da arma] saiu e voltou com uma bandeja de canjica e a arma. Em depoimento, ele disse que tirou as munições da arma e a deixou num balcão. O outro rapaz [que fez o disparo] teria colocado apenas uma munição e ficou manuseando a arma sem apontar para ninguém e ela disparou na direção de Carls”, detalhou o delegado Joaquim Rodrigues.

A vítima foi baleada do lado direito do tórax. O jovem foi socorrido pelos amigos e pelas duas moças que estavam na casa. Ele chegou com vida ao Hospiatl do Oeste, mas não resistiu aos ferimentos.

Carlson era natural da cidade de Riacho de Santana, onde foi enterrado, e estudava Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Oeste da bahia (UFOB). Na ocasião do crime, a instituição divulgou nota lamentando o ocorrido e pedindo apuração da situação.

Nesta sexta-feira, a universidade divulgou outra nota sobre o ocorrido. Confira na íntegra:

“A Universidade Federal do Oeste da Bahia recebeu com muita consternação as primeiras conclusões do inquérito sobre a causa da morte do estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental Carlson Calmon Correia Pereira, divulgado pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (1). A dor da perda torna-se ainda maior em virtude da tragédia ocorrida. Prestamos todo nosso apoio e solidariedade à família e reafirmamos a postura institucional de enfrentamento à violência. Agradecemos ao empenho e trabalho realizado pela Polícia Civil na pronta  elucidação desse crime que tanto mobilizou a comunidade acadêmica e sociedade barreirense”.

Manifestação
Alunos da Universidade Federal do Oeste da Bahia e moradores de Barreiras fizeram um protesto contra a violência e para pedir paz, na tarde de segunda-feira (27), após a morte do estudante Carlson Calmon Correia.

Os manifestantes vestiram roupas brancas e levaram faixas e cartazes com fotos da vítima. A manifestação contra a violência saiu do campus da universidade em direção à praça Castro Alves, no centro da cidade.

Alunos da UFOB em manifestação contra a violência após morte de estudante em Barreiras, Bahia (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono