Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Lei garante mais recursos para municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados

Lei garante mais recursos para municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados

Texto aumenta os repasses de compensação financeira

O governo federal sancionou, nesta terça-feira (08/05), a Lei 13.661/2018 que altera a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) entre União, estados e municípios (PLC 315/2009). A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (09/05). Com as alterações, a parte desses recursos destinada aos municípios passa a ser de 65% do total.

A sanção foi alcançada após diversas mobilizações de prefeitos e de reuniões com ministros, como o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e o chefe da secretaria de Governo, Carlos Marun. Articulador das reuniões e atuante nas mobilizações, o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, comemorou a publicação da Lei.

Na última terça-feira, mais de 40 prefeitos, de diversos estados brasileiros estiveram em Brasília para pressionar o governo federal a sancionar a matéria, reforçando os benefícios do repasse de recursos diretamente para os municípios. “Este será um incremento muito importante para 33 municípios catarinenses e 729 em todo o Brasil”, destacou Colatto.

Antes da sanção, a legislação (Lei 8.001/1990) determinava como percentuais de distribuição da CFURH 45% para os estados; 45% para os municípios; e 10% para a União (3% para o Ministério de Meio Ambiente, 3% para o Ministério de Minas e Energia, e 4% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Agora, a Lei reduziu o percentual de repasse para os estados de 45% para 25%, transferindo essa diferença para os municípios, que passam da faixa de 45% para 65%. 

Impactos em Santa Catarina

Em Santa Catarina, 33 municípios serão beneficiados pela atuação do deputado Colatto como presidente da Frente Parlamentar. “Temos quase um milhão e 300 mil habitantes de municípios atingidos por barragens e o aumento da receita com a sanção da Lei 13.661/2018 é muito significativo”. A aprovação vai significar um incremento de mais de R$ 13,5 milhões para os municípios catarinenses, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados (AMUSUH), presidida pelo prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória.

No link, confira os municípios beneficiados e as previsões de valores que serão repassados com a sanção da Lei 13.661/2018 – http://valdircolatto.com.br/valores-municipios-sc-cfurh/ 

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo