Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense

Parceria entre Círculo S/A e Unifebe busca fortalecer o trabalho artesanal na moda

 

Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda. Por estar em destaque, Santa Catarina passa a contar com o projeto “Tricô também é Moda”, realizado em parceria entre a Círculo S/A, referência nacional em produtos para trabalho manuais e a Unifebe, Centro Universitário de Brusque. Alunos da primeira fase do curso de Design de Moda participam de aulas que buscam evidenciar o tricô, mostrando tendências e inspirando a renovação desta técnica artesanal nas produções.

Em sala de aula, os alunos recebem noções gerais, materiais explicativos e atividades práticas para aprender mais sobre o tricô e desenvolver peças de vestuário. As práticas são realizadas todas as quartas-feiras comartesã especialista em tricô, que é parceira da Círculo S/A, empresa com mais de 80 anos de experiência do segmento. A empresa têxtil disponibiliza o material e também oferece o conteúdo desenvolvido no curso. “Nossa estratégia e propósito no mercado handmade é educar o consumidor, inserindo-o nesse novo cenário de renovação da moda, fazendo com que ele perceba o valor agregado em cada peça exclusiva desenvolvida em trabalhos artesanais. Acreditamos que um dos caminhos importantes para reforçamos este conceito é junto às universidades, que contribuem com a visão acadêmica aliado ao nosso olhar de mercado”, pondera Osni de Oliveira Junior, diretor de Marketing da Círculo S/A.

Entre os principais objetivos do projeto é dar novo significado para o uso do tricô. A proposta é mostrar aos estudantes que, mais que uma técnica de artesanato, a prática também está voltada ao lifestyle. O coordenador do curso de Design de Moda da Unifebe, Rodrigo Zen, afirma que o contato com antigas heranças e práticas contemporâneas pode fazer com que os alunos desenvolvam um novo processo criativo e assim tragam novas vertentes ao mundo da moda tradicional. “A moda quando tem a possibilidade de ser mais autoral, que traz elementos tanto da indústria quanto do artesanal, tem muito mais valor agregado e muito mais significado”, acrescenta.

Para mergulhar na proposta, os estudantes também participam de estudos de campo, como uma visita técnica realizada à fábrica da Círculo S/A, onde os participantes conheceram produtos e entenderam de que forma a empresa está inserida no mercado da moda, contando com parcerias com grandes estilistas e grifes, como Samuel CirnansckRonaldo Fraga, Colcci, o projeto Ponto Firme que desfilou nesta edição da São Paulo Fashion Week, entre outros.

O projeto “Tricô também é Moda” seguirá até a quarta fase quando será realizado um grande desfile que apresentará peças exclusivas produzidas ao longo do projeto pelos alunos.

Créditos das fotos: Daiane Benso/Unifebe

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril