Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Maricultores discutem Serviço de Inspeção para ostras, mexilhões e mariscos

Maricultores e representantes das prefeituras de Florianópolis, Palhoça e Biguaçu discutem a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para ostras, mexilhões e mariscos. O debate acontecerá durante reunião da Câmara Setorial da Maricultura na próxima quarta-feira, 16, às 14h, na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
O encontro será como uma mesa redonda, onde os maricultores poderão conhecer melhor o funcionamento dos Serviços de Inspeção Municipal, Estadual e Federal e seus benefícios para os produtores e consumidores. Para isso, representantes da Cidasc e do Ministério da Agricultura também participarão da reunião.
Com a adesão a um dos Serviços de Inspeção, a produção de ostras, mariscos e mexilhões passará a ser inspecionada e fiscalizada para garantir a qualidade dos produtos. O SIM permite a comercialização em todo o município, enquanto o SIE autoriza a comercialização dentro do estado e o SIF dá direito a vender os produtos dentro do país e até mesmo exportar.

Maricultura em SC
Com 572 maricultores, Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 20.438 toneladas comercializadas em 2015. Esse volume de produção gerou uma movimentação financeira bruta estimada em R$ 78,8 milhões no estado. A maricultura envolve 2.315 empregos diretos e os produtores estão distribuídos em 12 municípios do litoral catarinense, entre Palhoça e São Francisco do Sul.

Câmara Setorial da Maricultura
A Câmara Setorial da Maricultura atuará como um órgão consultivo do Cederural e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para as ações de valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva em Santa Catarina.
A Câmara é formada por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Capitania dos Portos, Polícia Ambiental; Ibama; UFSC; Cidasc; Epagri; Fatma; Univali; Univille; Senar; além de entidades ligadas aos maricultores.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo