Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

NAI de Balneario Camboriu insere idosos nas atividades do projeto “Plantas que Curam”

NAI de Balneario Camboriu insere idosos nas atividades do projeto "Plantas que Curam"

O Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) iniciará na próxima semana a inserção de idosos no projeto “Plantas que Curam”, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). A iniciativa, direcionada à pacientes com diagnóstico médico para depressão leve ou moderada, visa propiciar um espaço no qual os integrantes desenvolvam cuidados com a terra e isso reflita na diminuição dos sintomas das patologias. Para participar, cabe ao usuário dos sistema aceitar o convite ofertado durante consulta com o profissional de Psicologia da unidade especializada.

Com encontros às terças e quintas-feiras, o “Plantas que Curam” consiste na realização de atividades dentro do Departamento de Fitoterapia do Seman. Os idosos, durante duas horas, supervisionados pela equipe de ambas as pastas, executarão atividades como limpeza de ervas daninhas nos canteiros, colheita, além de seleção, lavagem, corte e embalagem de ervas. Rosicler Salete Machado, psicóloga do NAI, acredita que a jardinagem, por ser relaxante, pode trazer benefícios no tratamento dos pacientes, eles em tratamento medicamentoso ou não. “Um paciente nosso fazia trabalho voluntário no fitoterápico e, em meio a conversas, surgiu a ideia. Como existe uma demanda, surgiu a ideia da criação do projeto”, comenta a profissional.

Apresentados ao projeto durante consultas com a psicológica do núcleo, cabe aos representantes da terceira idade escolher aderir à ação ou não. Atualmente, o NAI também oferece outras ações específicas aos idosos de Balneário Camboriú. Consultas odontológicas, por exemplo, são ofertadas no Lar dos Idosos Quinta Avenida por meio do “Lar Sorridente”. Já no Departamento de Fitoterapia do Seman, localizado nas dependências do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, são distribuídas plantas medicinais à população gratuitamente.

Mais informações com Rosicler Salete Machado ou Sueli Maçaneiro, coordenadora do NAI, pelo telefone (47) 3263-1278.

Posts Relacionados

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro