Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Orientação é de que mulheres não adiem o exame de rotina

Unimed Chapecó esclarece dúvidas sobre a combinação de exames de imagem e da imunização

Qual a relação dos exames de imagem mamária (mamografia e ressonância) e a vacina da covid-19? A imunização pode causar câncer ou pode induzir a um falso diagnóstico? Em que situações o exame deve ser reagendado? Esses são alguns questionamentos que muitas mulheres brasileiras estão fazendo e levando-as a desmarcarem esse exame de rotina. A mastologista, especialista em radiologia de mama e médica cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Estela Regina Eidt, e o radiologista e responsável técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem da Unimed Chapecó, Rafael Agnolin, esclarecem que a recomendação é de não adiar o exame e de informar se recebeu a vacina.

As dúvidas surgiram após o comunicado das Sociedades de Radiologia e Mastologia que recomenda aos vacinados a postergação de quatro semanas para depois realizar o exame de imagem. A indicação ocorreu porque toda vacina provoca uma reação imunológica e pode refletir no aumento do tamanho dos gânglios linfáticos nas axilas – que podem ser indicativos de câncer de mama ou características suspeitas – e confundir a análise dos resultados.

“Importante deixar claro que nenhuma vacina da covid-19 aumenta o risco de câncer. A recomendação tem por objetivo reduzir falsos diagnósticos. Para evitar isso, o Centro de Diagnóstico por Imagem da Unimed Chapecó incluiu, há alguns meses, em seu questionário realizado antes do exame pergunta referente à vacina. A medida ajuda o radiologista a valorizar ou não a alteração nos linfonodos”, explica a médica.

A preocupação dos profissionais da saúde vai além dessa interpretação equivocada e da dificuldade técnica. O principal receio é com o atraso no diagnóstico do câncer de mama, que é observado desde o início da pandemia. Levantamentos relevam que 60% da população brasileira não está rastreada para câncer de mama. Isso ocorre porque muitas pacientes deixaram de fazer o exame pelos receios da crise sanitária. Conforme dados do Ministério da Saúde, as mamografias realizadas em mulheres de 40 a 69 anos em Santa Catarina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em -53,57% no comparativo de 2019 (89.136) para 2020 (41.385).

“Isso gera uma inquietação, porque o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e também a causa mais frequente de morte por câncer no gênero. No Brasil, para 2021 foram estimados mais de 66 mil novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres”, alerta Dra. Estela.

RECOMENDAÇÃO

– O exame deve ser realizado, independente da vacina, em caso de alguma queixa na mama. A paciente deve informar aos profissionais da saúde que foi imunizada.

– O exame deve ser realizado para quem está com o rastreamento anual do câncer (indicado para maiores de 40 anos de idade) atrasado. A paciente deve informar o dia em que a vacina foi aplicada.

– O exame pode ser programado para depois de quatro semanas da vacina se for de rotina para rastreamento do câncer e se a paciente tiver realizado o procedimento há um ano.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril