Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Patrimônio cultural é tema de seminário em Balneário Camboriú

igreja da barra balneario camboriu - foto Arthur Miranda

O patrimônio cultural de Balneário Camboriú estará em discussão na terça-feira (11), a partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As inscrições para o Seminário de Patrimônio são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.univali.br/eventos ou no campus de Balneário Camboriú da Univali, no setor de Atividades da Vice-Reitoria da Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Bloco 07, Sala 204, no 2º Piso).

O Seminário de Patrimônio tem como público-alvo pessoas interessadas em arte e cultura. Serão debatidos os patrimônios paisagístico, imaterial e material, a educação patrimonial e o caso da Capela de Santo Amaro (confira quem são os palestrantes abaixo).

O seminário é realizado pela Fundação Cultural, Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, Câmara Setorial de Patrimônio Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural, em parceria com Univali e Udesc.

Agende-se

O que: Seminário de Patrimônio
Quando: terça-feira (11), das 9h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Auditório da Udesc (Avenida Central, 413, Centro, Balneário Camboriú)
Quanto: gratuito
Vagas: 120
Inscrições: Encerram-se em 09 de abril ou com o preenchimento das vagas. Devem ser feitas pelo site www.univali.br/eventos ou no campus de Balneário Camboriú da Univali, no setor de Atividades da Vice-Reitoria da Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Bloco 07, Sala 204, no 2º Piso)
Programação:

9h: Recepção/ coffee
9h15: Apresentação com arquiteta Nara Perna, presidente da Câmara Setorial de Patrimônio
9h30: Vídeo Vale Tombado
10h30: Palestra sobre Patrimônio Paisagístico, com o arquiteto Dalmo Vieira Filho
11h30: Debate
12h30: Intervalo para almoço
14h: Palestra sobre Patrimônio Imaterial, com a antropóloga Ana Lúcia Coutinho
14h30: Palestra sobre Patrimônio Material e Educação Patrimonial, com o arquiteto Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
15h: Intervalo
15h20min: Palestra sobre O Caso da Capela de Santo Amaro, com a restauradora Lilian Martins Camargo
16h: Debate
17h: Apresentação Cultural: Vídeo Sarau da Tainha
18h: Encerramento
Quem são os palestrantes:

Dalmo Vieira Filho
É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná. Tem curso de Especialização na Universidade Federal da Bahia e extensões na Alemanha e em Portugal. É professor concursado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foi chefe do Escritório Técnico do IPHAN e Superintendente Estadual do IPHAN em Santa Catarina de 1988 a 1990, de 1994 a 2006 e de 2011 até 2013.

Ana Lúcia Coutinho
Possui formação em História e especialização pela Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Administração e Organização Documental, pela Universidade de São Paulo, e em Patrimônio Cultural, pela DUO/UNESCO. É doutora em Antropologia de Ibero-América pela Universidade de Salamanca (Espanha). Gestora cultural e pesquisadora da cultura luso-açoriana do litoral catarinense, Ana Lúcia é fundadora e presidente do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica e Artística de Biguaçu Grupo e do Grupo Folclórico Danças e Cantares Açoriano.

Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
É pesquisador graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2002), com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela Fundação Universidade de Rio Grande (2003). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Método de Projeto em Edificações de Interesse Histórico e Cultural, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atua na área de preservação, conservação e recuperação do patrimônio histórico edificado.

Lilian Fernanda Martins Camargo
Servidora pública municipal, Lilian é conservadora e restauradora do Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais de Balneário Camboriú (Fundação Cultural de Balneário Camboriú). Artista visual, integra a Associação de Artistas Plásticos de Itajaí. É técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis pelo Programa de Estágio Supervisionado do Atelier de Conservação de Bens Culturais Móveis da Fundação Catarinense de Cultura (ATECOR/FCC). É também consultora técnica da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores (ACCR).

____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril