Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Plano de Desenvolvimento Econômico aponta Bombinhas como referência em turismo

Plano de Desenvolvimento Econômico aponta Bombinhas como referência em turismo

A cidade de Bombinhas apresenta forte potencial para tornar-se referência internacional em turismo sustentável e acessível. Estudos realizados pelo Sebrae/SC Foz do Itajaí, apontam que 67,9% das atividades do setor estão ligadas a prestação de serviço e comércio voltados para o turismo, o que representa 77,7% do PIB municipal. O levantamento faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), que foi entregue ao município na tarde desta quinta-feira, 5. O plano conta com visão de futuro e ações estratégicas para o desenvolvimento da atividade turística, pesqueira e industrial, que deverão ser executadas a curto, médio e longo prazo.

 

Rafael Koepp Soldateli, consultor do Sebrae, explica que foram trabalhados os três setores econômicos da cidade: o setor primário com a pesca e aquicultura, o setor secundário com a indústria, e o setor terciário com o comércio e turismo, sendo este o principal. Em cada um foram identificados os fatores facilitadores e os restritivos para o desenvolvimento, bem como a definição da visão de futuro e as estratégias relacionadas para fortalecer a economia de Bombinhas. “Para o setor primário, a visão de futuro é tornar Bombinhas referência nacional pela captura, cultivo e comercialização de peixes e frutos do mar. Já o secundário tem como foco um setor industrial com tecnologia, qualidade e desenvolvimento sustentável. E o setor terciário visa tornar a cidade uma referência internacional em turismo sustentável e acessível”, comenta Soldateli.

 

Entre as estratégias que deverão contar com a parceria da iniciativa pública e privada, estão a definição do local para o Mercado Público, o incentivo ao associativismo no setor de pesca e maricultura, a desburocratização na aprovação de projetos relacionados ao empreendedorismo da construção civil, e o fomento ao turismo de eventos. Além disso, o PEDEM contempla a implantação de um plano de mobilidade urbana e a qualificação dos serviços públicos aos turistas.

 

Na ocasião, a prefeita Ana Paula da Silva, agradeceu a parceria com o Sebrae e destacou que, desde 2001, o município conta com a colaboração da entidade. “Com o Plano de Desenvolvimento Econômico podemos elencar as prioridades, melhorar o foco de ação e aumentar a efetividade de nossas ações potencializando os resultados para o crescimento socioeconômico do município e dos moradores”, comentou a prefeita, que deixou o cargo na mesma tarde desta quinta-feira, dia 5.

[themoneytizer id=”16208-2″]

 

O projeto está disponível em versão digital, além da impressa. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma inciativa do Sebrae em parceria com a prefeitura, que visa incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios. “Nós trouxemos o que há de melhor nos principais programas do país e estamos aplicando em Bombinhas. São várias ações que, em conjunto, tornarão Bombinhas ainda mais conhecida e reconhecida. O PEDEM é de fundamental importância para o município porque dará uma visão de longo prazo e traçará as diretrizes para um desenvolvimento econômico sustentável”, comenta o gestor de Projetos do Sebrae SC, Celso Orlando Pirmann.

 

Maiores informações sobre o plano podem ser obtidas na sala do empreendedor, anexo à secretaria de turismo e desenvolvimento.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores