Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa Bandeira Azul forma comitê gestor em Balneário Piçarras

Programa Bandeira Azul forma comitê gestor em Balneário Piçarras

Grupo auxiliará a cidade a cumprir critérios internacionais do programa; próxima reunião será dia 16

Na última quarta-feira (04) aconteceu em Balneário Piçarras a formação do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul, que se encarrega de garantir que todos os critérios estabelecidos sejam cumpridos para hastear a Bandeira Azul na praia. Das 47 pessoas presentes, 30 aceitaram participar ativamente e já formam o comitê.

“O membro do comitê gestor tem uma grande responsabilidade. O comitê é permanente e deve planejar as ações para que o município cumpra com os critérios e, depois, permaneça cumprindo ano a ano”, frisou o assessor de Meio Ambiente Marcos Zaleski, que conduziu a primeira reunião.

Os 34 critérios internacionais do programa foram apresentados, junto da explicação sobre os fatores externos e internos que estão ligados a balneabilidade de Balneário Piçarras. O comitê já marcou a próxima reunião para o dia 16 de abril, às 19h, no Centro Cultural Luiz Telles. A nova reunião também será aberta a participação da comunidade.

Balneário Piçarras tem que se adequar a 26 recomendações apontadas pelo relatório do Instituto Ambientes em Redes – responsável pelo programa no Brasil. As recomendações são relacionadas aos 34 critérios internacionais do Bandeira Azul no mundo. “Já na próxima reunião, o comitê irá discutir critério por critério do programa, sugerindo ideias e planejando ações para o cumprimento de cada um deles”, explicou Marcos.

A cidade tem até dois anos para cumprir com todos os critérios. Após o cumprimento, o município deixa a fase piloto e inicia o processo para a certificação. Com a bandeira hasteada, se torna necessário anualmente encaminhar documentação comprobatória, para confirmar que os critérios estão sendo seguidos.

Para o prefeito Leonel a comunidade precisa estar diretamente envolvida em todo o processo. “Nós só vamos conseguir cumprir com todos os critérios com a ajuda da nossa população. Temos que nos empoderar deste programa, que vai criar um grande diferencial para nossa cidade”.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

“A nossa praia já é conhecida no estado como uma praia de aguas limpas. A certificação vem reconhecer este atributo, criando ainda mais valor à nossa

cidade e todos os produtos e serviços aqui oferecidos”, frisou o prefeito, comemorando o dado de que das últimas 80 análises da água da FATMA, o local tem oferecido qualidade própria de água aos banhistas.

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis