Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Polícia Federal deflagra operação em Camboriú e outras 7 cidades catarinenses

Na manhã de hoje (4/11), a Polícia Federal, em conjunto com o Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, deflagrou a segunda fase da Operação Fuscus, para dar continuidade a investigações relacionadas a denúncias de desvios de recursos públicos destinados ao combate à pandemia de Covid-19, em Santa Catarina.

Policiais federais deram cumprimento a 26 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Criciúma/SC, em endereços de órgãos públicos, empresas, servidores públicos e empresários nos municípios catarinenses de Sombrio, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, São João do Sul e Camboriú. O cumprimento das medidas judiciais ocorre no âmbito da segunda fase da operação Fuscus.

A apuração dos fatos teve início em setembro de 2020, a partir de denúncia que apontava excesso no volume de aquisições e sobrepreços de produtos adquiridos por uma secretaria municipal de saúde. Em 05/11/2020 foi deflagrada a primeira fase da Operação Fuscus, que, naquele momento, investigava desvios da ordem de R$ 1,7 milhão. Mesmo após a deflagração da operação e as ações fiscalizatórias dos órgãos competentes, os investigados prosseguiram com as condutas suspeitas, o que motivou o prosseguimento das investigações e a consequente deflagração desta nova fase.

Esta ação objetiva a colheita de provas de supostas fraudes na aquisição de medicamentos, insumos e EPIs que não teriam sido, no todo, entregues ao Poder Público, abrangendo também valores que deveriam ser destinados ao enfrentamento do atual estado de emergência decorrente da pandemia de COVID-19 e foram empregados em finalidades diversas.

Busca-se, ainda, identificar a eventual participação de servidores públicos no esquema, bem como o destino dos recursos públicos envolvidos. O total das aquisições investigadas chega a aproximadamente R$ 6 milhões de reais, valor sobre o qual ainda será apurada a suposta parcela realizada fraudulentamente.

Caso comprovada a fraude, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato e fraude ao caráter competitivo de licitações, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.

Prefeitura de Camboriú se pronunciou através de nota:

A Prefeitura de Camboriú vem a público esclarecer sobre a ação deflagrada pela Polícia Federal, que na manhã desta quinta-feira, dia 4, realizou busca e apreensão na sede Secretaria Municipal de Saúde e no Paço Municipal.

De acordo com os documentos e informações que foram requisitados, as investigações visam apurar ações de empresas que participaram de licitações durante a pandemia do Covid-19. Diante disso, o Município de Camboriú forneceu todos os documentos, viabilizando todos os acessos.

A Prefeitura de Camboriú preza pela transparência em todas as suas ações e encontra-se à disposição para apresentação de todos os documentos e informações complementares aos órgãos de controle para contribuir com as investigações que atualmente correm sob segredo de justiça.

Posts Relacionados

Audiência pública sobre o transporte público de Balneário Camboriú acontece nesta quinta-feira

Uso de máscara não é mais obrigatório em ambientes abertos em Santa Catarina

Vereadores de Balneário Camboriú aprovam orçamento de 1,38 bilhão para 2022

Governo do Estado anuncia construção de Hospital Regional em Camboriú

Procon de Camboriú fiscaliza agências bancárias do município; uma agência foi autuada

Empresa PGTur fará o transporte público em Balneário Camboriú

Programação natalina de Balneário Camboriú começa neste sábado

Balneário Camboriú vai sediar seletiva para o Campeonato Brasileiro de Skate Street neste sábado

Mancha azul aparece no Rio Marambaia

Hospital Marieta firma parceria com fotógrafa e realiza sessão especial com os prematuros

Semasa repassa imóvel para ampliação do Hospital Infantil, no Centro de Itajaí

UniAvan assina convênios com universidades de Portugal

Grupo Pedra Branca lança programa Lixo Zero

Diário da Cidade

Defesa Civil alerta para chuva intensa nesta quinta-feira

SIME de Balneário Camboriú divulga 438 vagas de emprego

Sessão solene celebrará os 56 anos da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú nesta quinta-feira

Câmara promove roda de conversa sobre abandono de animais na terça-feira (23)

Diário da Cidade

Campanha arrecada panetones para pacientes renais em hemodiálise de Balneário Camboriú e região

Diário da Cidade

Entenda os sentimentos que surgem próximo às festas de final de ano e aproveite melhor as comemorações

Diário da Cidade

Destaque Internacional: Com mais de 290 atletas de 28 países, Itapema se consagra como sede de competições de vôlei de praia