Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Portal de inovação aberta reúne iniciativas de grandes empresas do país e cria oportunidades para startups

Empresas como 3M, BASF e Nestlé já estão com desafios abertos no espaço virtual
Multinacionais e companhias brasileiras de segmentos variados, e em diferentes estágios de abertura a negócios com outras empresas, terão iniciativas relacionadas a seus programas de inovação divulgadas com exclusividade em um mesmo espaço virtual. Para fomentar a conexão das corporações e hubs de inovação com startups, promovendo a Inovação Aberta – uma tendência crescente em meio à demanda constante por transformações nos negócios -, a AEVO, empresa de tecnologia, que já impactou mais de 250 mil profissionais das maiores organizações atuantes no país, lançou um novo portal de inovação aberta, o AEVO Connect .

Empresas como ArcelorMittal Brasil (AçoLab), BASF (onono) e Nestlé, entre as 10 primeiras colocadas no ranking “Top 100 Open Corps” de 2020, vão lançar desafios em busca de soluções inovadoras para diferentes setores. O AEVO Connect já vai ao ar com inscrições abertas para desafios da 3M (3Match), BASF, Nestlé e do hub ZeroTreze (Santos – SP), totalizando mais de 10 iniciativas disponíveis. Outras participantes iniciais do espaço virtual são MRV, Vale, Vedacit (Vedacit Labs), além de hubs de inovação como o Base 27 (Espírito Santo).

“O movimento está crescendo e nossa missão é converter essa escalada em resultados reais. Queremos facilitar o acesso das startups brasileiras aos ecossistemas de inovação de companhias de grande porte, bem como às iniciativas de inovação de importantes hubs do país. Ao se inscrever em um desafio, esses negócios inovadores podem, ainda, optar por integrar nossa base de startups mapeadas. Vamos lançar novidades por lá com frequência, de toda a nossa comunidade de inovação aberta”, afirma Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, que já faz a conexão entre sua rede de parceiros e uma base de mais de 15 mil startups.

Mundialmente conhecida por soluções inovadoras presentes no dia a dia, a 3M está inidicando um programa que oferece oportunidades e amplia o diálogo com startups do mercado, nomeado de 3Match. Os objetivos são usar ciência e tecnologia para co-desenvolver soluções para desafios de sustentabilidade, serviço ao cliente, automatização, entro outros, e ainda aumentar a conexão com startups para que se tornem grandes parceiros. Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no AEVO Connect, no site http://www.aevo.com.br/connect .

Evolução
O setor de startups está aquecido. De acordo com o IDC Predictions Brazil 2021, fusões e aquisições com empresas e startups que tenham expertise no segmento de inteligência artificial, bem como soluções inovadoras para otimizar a força de trabalho, serão aceleradas com mais força nesta década.

Se em 2019, a AEVO abria o foco para Inovação Aberta, no ano seguinte já conquistava novos clientes para programas voltados ao movimento de conexão com startups. Nos primeiros meses de 2020, também abriu a plataforma para chamadas de soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. Desde março de 2020, foram 99 iniciativas na plataforma, entre desafios abertos ao ecossistema, programas de aceleração e lançamento de hubs e labs corporativos. Com isso, ao todo, foram mais de três mil conexões, resultando em 60 projetos concretizados. Somente em 2021, já foram realizados 23 desafios pelas empresas.
Como funciona
Cada empresa cadastrada no AEVO Connect terá a sua própria landing page, contendo detalhes sobre os segmentos que atuam e respectivos programas. No portal, os interessados em se conectar com as organizações promotoras da inovação aberta em seus negócios terão acesso facilitado a todas as oportunidades disponíveis e poderão se cadastrar para fazer parte da base dessas companhias, mesmo sem inscrições abertas na ocasião, ou para serem incluídas em um grupo de mais de 15 mil pequenas empresas inovadoras em seus segmentos. Com isso, ganham visibilidade e já podem construir relacionamentos.
O site do AEVO Connect será atualizado semanalmente e o acesso, bem como as inscrições nos desafios, permanecerá sempre gratuito para as startups. Cada programa de inovação possui regulamento próprio e deve ser verificado no momento de inscrição pelas lideranças.
Empresas e/ou hubs de inovação que desejam lançar desafios por meio do AEVO Connect podem se cadastrar no site, na opção “Sou uma Corporate” ou “Sou um Hub/Lab”. As companhias parceiras do portal terão apoio personalizado nas etapas de gerenciamento e avaliações de startups, entre outros benefícios. O suporte é feito por um time de especialistas totalmente dedicado aos projetos.

Sobre a AEVO
A AEVO é uma empresa brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, criada com o objetivo de transformar culturas corporativas no Brasil e no mundo. A AEVO oferece soluções, por meio da plataforma AEVO Innovate, que viabilizam a comunicação, gestão e implantação de ideias que promovem melhorias contínuas nas empresas parceiras. Com o auxílio da ferramenta, é possível criar processos reais, mensurar resultados e permitir que colaboradores contribuam de forma estruturada, oferecendo ainda a conexão com uma base de 15 mil startups. Já são mais de 100 clientes e cerca de 250 mil pessoas – colaboradores dessas empresas – impactados. Em 2020, a empresa foi reconhecida como a principal startup brasileira na categoria de Recursos Humanos e a segunda colocada no ranking geral do Prêmio Open Startups. Mais informações em http://aevo.com.br .

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina