Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Portaria judicial limita entrada de presos de outras regiões no Complexo da Canhanduba

O juiz Pedro Walicoski Carvalho, responsável pela Vara de Execuções Penais de Itajaí, emitiu uma portaria limitando a entrada de presos de outras regiões do Estado no Complexo Prisional da Canhanduba. A medida faz parte de um procedimento instaurado pelo magistrado em outubro, que avalia as condições do Complexo. Em último caso, o processo pode resultar em interdição.

No texto da portaria o juiz faz menção à redistribuição das regionais do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), que reduziu a área de abrangência de Itajaí. Pede que a direção da Canhanduba receba apenas detentos de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Paralelo à restrição, o documento determina que a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros façam um relatório de inspeção sobre as condições sanitárias, higiênicas, e um laudo sobre a segurança e estruturas do Complexo, considerando a quantidade de detentos e de vagas.

Com espaço para 1464 presos, o presídio e a penitenciária têm, juntos, 2158 detentos. Em outubro, um motim na penitenciária levou a uma onda de ataques nas ruas de cidades da região.
Novas regras

O procedimento instaurado pelo juiz atende a uma resolução do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que determina uma série de avaliações antes de decretar interdição em uma unidade prisional. A medida tenta barrar o excesso de fechamento de prisões, que impactou a logística de vagas no Estado.

O juiz Pedro Walicoski Carvalho já havia recebido pedidos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para limitar a entrada de presos de fora. Essas solicitações serão anexadas aos laudos, que foram determinados na portaria, e depois encaminhadas ao Deap.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo