Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Porto de Itajaí terá autoridade portuária pública municipal e federal

Em reunião nesta quinta-feira (02), em Brasília, o Ministério dos Portos e Aeroportos garantiu prorrogação do convênio com o Município por mais 35 anos

O Município de Itajaí garantiu uma importante conquista para o Porto nesta quinta-feira (02). Em reunião em Brasília (DF), o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou à comitiva de representantes da cidade a manutenção da autoridade portuária pública por mais 35 anos, além de agilidade no leilão do terminal. A novidade é que, além do Município, o Governo Federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo o aporte de investimentos para desenvolvimento do complexo portuário.

“O Porto de Itajaí continuará sendo público, com gerenciamento em conjunto da Prefeitura e Governo Federal. A Prefeitura estará no comando por mais 35 anos e agora vamos encontrar uma fórmula para fazer isso e os navios voltarem a chegar até Itajaí, gerando trabalho e renda, como sempre foi”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A decisão foi tomada em reunião com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Também participaram do encontro deputados, senadores e outras autoridades municipais.

“Nesta importante reunião definimos os encaminhamentos para resolvermos essa situação do Porto de Itajaí e fomos muito bem recebidos. Um grupo de trabalho vai formular uma proposta para desencadear todo processo restante do arrendamento do nosso Porto, devendo manter a autoridade portuária pública municipal e uma parceria com o próprio Governo Federal, que poderá ajudar o Porto em investimentos e tratativas junto ao mercado”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

A partir do encontro, o grupo de trabalho formado por representantes do Município, Porto e sociedade civil organizada vai elaborar um documento para embasar o novo edital do leilão de concessão do terminal, já adaptado ao modelo de gestão proposto. A proposta deverá ser enviada em 30 dias.

“A confirmação da autoridade portuária pública era um pleito antigo do Município, que destrava várias questões portuárias e no próximo mês teremos a decisão definitiva sobre o leilão. Foi uma grande reunião e um dia importante”, comemorou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O deputado federal Carlos Chiodini, que organizou a reunião entre o Município e o Ministério dos Portos e Aeroportos, também destacou a produtividade da reunião em prol do Porto de Itajaí. “O Governo Federal se mostrou disposto a encontrar uma saída que envolva o Município de Itajaí como o capitão do desenvolvimento portuário da região. Então, nos próximos dias, será criada essa proposta para que o Porto volte a ter grande movimentação, grande vida e o seu papel de protagonismo”, enfatizou o deputado.

Mais informações:

*Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Secom/PMI – Prefeitura Municipal de Itajaí.

*Fotos: Comitiva SPI.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado