Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Poucos pacientes buscam atendimento no Hospital Florianópolis neste domingo

Poucos pacientes buscam atendimento no Hospital Florianópolis neste domingo

Neste domingo (25), às 24h se encerra o trabalho da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) como administradora do Hospital Florianópolis, após a rescisão do contrato com o estado. O movimento de pacientes na unidade era fraco por volta das 16h.

Nesta fase de transição, a unidade apresentou falta de medicamentos e profissionais, o que fez com que muitos pacientes fossem encaminhados a outros hospitais.

“Em um dia como hoje, normalmente, a emergência estaria lotada, mas como o hospital está sem medicamentos, sem materiais, faltam toalhas para secar as mãos, copos para dar medicação e outros, a população procura outras unidades”, explicou a diretora de relações intersindicais do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (SindSaúde) Edileuza Garcia Fortuna.

Funcionamento

Na noite de sexta (23), a SPDM recebeu a notificação da Secretaria de Estado da Saúde, que informava a rescisão unilateral. A secretaria disse que o rompimento tem como motivo o descumprimento do contrato por parte da empresa, mas não passou mais informações. No sábado (24), a SPDM começou a desocupar o hospital.

Funcionários chegaram a reclamar da retirada de documentos da unidade, mas neste domingo, vários profissionais afirmaram à NSC TV que o material levado do hospital não prejudica o funcionamento, já que são protocolos de atendimento que cada administração costuma elaborar para si.

“Percorri o hospital e os trabalhadores atuavam normalmente”, afirmou Edileuza.

Transição de gestão

A SPDM fazia a gestão do Hospital Florianópolis desde 2014. A Secretaria de Estado da Saúde informou que a nova gestora será o Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), a partir da próxima semana. A empresa já administra o Hospital Regional de Araranguá, no Sul.

Na própria sexta, os 600 funcionários do Hospital Florianópolis já começaram a receber o aviso prévio de demissão. O sindicato da categoria explicou que, como a unidade está em período de transição para uma nova administração, os trabalhadores precisam ser demitidos para serem recontratados pela nova gestão.

A secretaria prometeu aos funcionários que eles vão trabalhar por um tempo na nova gestão. Porém, por enquanto, o clima é de incertezas. “A gente não sabe nem como vai ser o plantão de hoje à noite, nem como vai ser o dia de amanhã, nem como vai ser segunda-feira”, disse um funcionário que não quis se identificar.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo