Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Previsão de rajadas fortes de vento na quinta-feira

Santa Catarina tem nesta quarta-feira mais um dia de sol e calor durante a maior parte do tempo, mas a instabilidade volta a aparecer na quinta e a previsão é de novas rajadas fortes de vento. A princípio a situação não chega a preocupar tanto quanto o vendaval que atingiu a Grande Florianópolis no fim de semana, mas a Defesa Civil orienta para atualizações constantes da previsão para os próximos dias.

Conforme a Epagri/Ciram, a quinta-feira terá muitas nuvens e chuva persistente na maior parte do dia e mais intensa, começando pela manhã, no Oeste e Meio-Oeste, onde os volumes podem chegar a 80mm e superar este valor em algumas localidades. Do Planalto ao litoral a chuva chega no período da tarde, com volumes entre 30 e 40 mm e há risco de temporais isolados, com descarga elétrica, rajadas de vento forte e queda de granizo pelo Estado.

Na sexta, o sol até aparece, mas há aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. E persiste a condição de temporais isolados, com chuva moderada por alguns momentos, descarga elétrica e rajadas de vento forte.

— O que aconteceu em Florianópolis foi um caso excepcional pelo tempo que o vento intenso durou, que foi de mais de quatro horas. É preciso acompanhar diariamente, porque o detalhamento da previsão ocorre com alguns dias de antecedência. O que eu digo de hoje para amanhã pode mudar com novos quadros climáticos e eu posso atenuar um alerta ou dizer que ele é mais significativo ainda — explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia de Souza Cruz.

A especialista também comenta que a primavera costuma ter as condições para temporais mais fortes e que o próximo verão, sob influência do fenômeno La Niña, terá menos chuvas. Isso, em tese, diminuiria o risco de temporais e vendavais, mas Gislânia reforça que eles não são descartados e que o mais importante é monitorar os órgãos de meteorologia e Defesa Civil.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores