Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Profissionais de saúde participam de curso sobre saúde mental

Profissionais de saúde participam de curso sobre saúde mental

Profissionais de saúde do município estão recebendo uma capacitação sobre Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para aprimorar o trabalho diário nas unidades de saúde. O Projeto Itinerários do Saber é ministrado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Blumenau, em parceira com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz/Ministério da Saúde. Cerca de 120 servidores serão formados até o fim de novembro no curso.

Em 2015, Itajaí recebeu a primeira edição do curso, que formou cerca de 300 agentes comunitários de saúde. Agora a capacitação foi ampliada para outros profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

“Esse curso proporcionou uma reflexão sobre a realidade da saúde mental no contexto da Estratégia Saúde da Família, o que possibilita um olhar diferenciado, voltado para um planejamento que permita acionar os mecanismos existentes nos territórios para promover a saúde dessa população, trabalhando questões como promoção de atividades educativas, lazer, socialização, entre outras”, afirma a enfermeira da ESF que participou da capacitação, Silvana Lampert.

A qualificação aplicada é divida em três eixos. No primeiro, os profissionais conhecem seu território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; no segundo, são explicadas as ferramentas para atuação dos profissionais na Atenção Básica; já o terceiro eixo aborda a Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.

Conforme a tutora da capacitação, Estela Maris Ribeiro, o objetivo é empoderar os profissionais da Atenção Básica do município no cuidado com esses pacientes, trabalhando acolhimento, humanização, escuta qualificada, atendimento em rede, matriciamento e redução de danos. “Esse curso contribui na qualificação do atendimento das equipes dentro da perspectiva de redução de danos para álcool e outras drogas”, comenta Estela.

Ao todo, são 60 horas de atividades. Após as aulas, os profissionais ainda precisam desenvolver uma proposta de trabalho para aplicação em suas unidades de saúde.

_______________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar