Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa ALI do Sebrae/SC promove transformação em tinturaria de tecidos de Brusque

A iniciativa contempla o projeto Brasil Mais, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, continua trazendo resultados para os empreendedores da região da Foz do Itajaí. Um desses cases de sucesso é o empresário Franco Moresco, sócio proprietário da Tuacor Tinturaria, uma empresa especializada em tingimento de tecidos delicados e aviamentos têxtil do município de Brusque. Com a consultoria da Agente Local Aline Ronchi, o empreendedor transformou seu negócio criando um plano de ação para definir indicadores de metas para cada setor e funcionário.

Os indicadores criados pela parceria monitoravam o desempenho dos funcionários, que recebiam premiações a cada meta atingida por produto tingido ou etapa de processo concluída. “Cada funcionário soube exatamente sua função e para cada indicador tinha uma meta de execução. Funcionou muito bem e conseguimos bater todas as metas em tempo recorde. Não era só a cobrança, nós dávamos uma premiação e isso fez o trabalho render muito mais. Tanto que no primeiro mês conseguimos reduzir nosso reprocesso em 58%”, explica Franco.

O empresário conheceu o ALI durante uma reunião com micro e pequenas empresas em uma associação em Brusque. A partir dali, estudou as propostas do programa e teve a certeza de que iria agregar à sua empresa. “Foi bem significativa a passagem do ALI pela Tuacor, pela forma que nos foi instruído em pensar com clareza as metas da empresa e fazer passo a passo para chegar nos resultados que planejamos. Essa ação de criar indicadores e metas fez com que os funcionários ficassem felizes e engajados pela empresa. Só temos a agradecer ao Sebrae”, ressalta.

Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

O Programa ALI é realizado desde 2011, e integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado. Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais. Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril