Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa de Combate ao Aedes aegypti fez blitz educativa

Programa de Combate ao Aedes aegypti fez blitz educativa

Os agentes do programa de Combate ao Aedes aegypti de Balneário Camboriú realizaram no último sábado (09) blitz educativa nos bairros Vila Real e Municípios. A ação foi para alertar os moradores sobre os cuidados necessários para combater o mosquito, já que nos dois bairros foram registrados três casos positivos autóctones de dengue. Além disso, na cidade já foram registrados neste ano, um caso positivo importado e três casos positivos de moradores que contraíram a doença em outra cidade.

O programa de Combate ao Aedes aegypti já fez o bloqueio com inseticida UBV e também a busca ativa de novos suspeitos nos arredores de onde os pacientes residem. Nos três casos, haviam focos positivos do mosquito em residências próximas a dos pacientes. “Os casos autóctones são aqueles em que a doença é contraída na cidade, ou seja, o vírus da dengue já está circulando em Balneário Camboriú, por isso é necessário que os moradores redobrem os cuidados e sempre permitam a entrada dos agentes do programa, que verificam a presença de focos positivos do mosquito”, alertou o coordenador do programa de Combate ao Aedes aegypti, Rafael Neis da Silva.

Em 2017, mesmo no inverno houve proliferação dos focos positivos do mosquito em Balneário Camboriú. Isso pode se repetir neste ano, caso o inverno não tenha temperaturas muito baixas e se a população não tomar os devidos cuidados em seus imóveis.

De janeiro a abril deste ano, o Programa de Combate ao Aedes aegypti fez 33.456 visitas de inspeção. Além disso, foram feitas 1.962 inspeções em armadilhas e 557 visitas em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e lojas de piscina. Os agentes também verificaram 2.280 denúncias feitas pela população por meio da Ouvidoria Municipal e emitiu 104 autos de intimação e 40 autos de infração.

Das 3.348 amostras coletadas, 673 foram positivas para o Aedes aegypti. Também foram inspecionados 27.339 depósitos – locais onde foi verificada presença de água nas visitas de tratamento, como calhas, pratos, lajes e ralos; e feitas 206 visitas de bloqueio de transmissão.

O Mosquito

Menor do que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Os ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia à incubação. Uma vez imersos, os ovos se desenvolvem rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o mosquito adulto. A melhor forma de se livrar do Aedes aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Veja algumas dicas:

– Deixar caixa d’água e lixeiras bem tampadas;
– Colocar areia nos pratos de plantas;
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
– Limpar as calhas;
– Cobrir piscinas;
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
– Limpar a bandeja externa da geladeira;
– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
– Cobrir bem a cisterna.
– Cobrir bem todos os reservatórios de água

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6264

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril