Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro para cooperativas é foco de capacitação em Chapecó

Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro para cooperativas é foco de capacitação em Chapecó

Com o objetivo de capacitar agentes de desenvolvimento cooperativo para o uso do Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro (GDA), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) promoveu recentemente, em Chapecó, um curso que reuniu profissionais de 20 cooperativas catarinenses. O Sistema GDA tem por objetivo viabilizar aos dirigentes cooperativistas informações de forma rápida, fácil e confiável, garantindo a adequada medição e controle dos indicadores da cooperativa.

O GDA consiste em um sistema de informação operado na internet no qual podem ser inseridas informações financeiras, de controle administrativo e de recursos humanos. O processamento desses dados dá origem a indicadores que possibilitam o acompanhamento da gestão e a análise do desempenho da cooperativa e de seus colaboradores.

A analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas da OCB e instrutora da capacitação, Simone Pereira Montandon, destacou que a ferramenta faz parte de um dos eixos de atuação do SESCOOP. “Apesar de aproveitarmos os dados que são inseridos no sistema para a defesa do cooperativismo, o objetivo principal é que a cooperativa possa utilizar a ferramenta no seu dia a dia. Temos quatro eixos de atuação para melhoria da gestão: identidade, gestão, governança e desempenho. Com isso, é possível obter um panorama de como a cooperativa está”.

Simone explicou, ainda, que para a ferramenta calcular os indicadores, a cooperativa insere seus dados no sistema, tanto balanço contábil, quanto informações de RH, societárias e socioambientais. “Os resultados facilitam a tomada de decisões por parte do corpo diretivo da cooperativa”.

A analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP Nacional,  Neiva Marisa John Birck, destaca que na capacitação foi possível mostrar como a ferramenta deve ser alimentada, os passos a serem seguidos, a importância de observar alguns critérios e as questões fundamentais para refletir a realidade.  “Para nós, é uma satisfação realizarmos essa capacitação porque Santa Catarina é um Estado com grande potencial. São  muitas cooperativas e sabemos o quanto o programa fará a diferença, tanto no dia a dia das cooperativas, quanto na unidade estadual e nacional do SESCOOP”.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

O coordenador estadual do programa Élvio Silveira destacou a importância da capacitação e mencionou que o programa foi aderido pelo SESCOOP/SC no ano passado. “A ferramenta já está consolidada e, para nós, este é um momento histórico em função dos resultados que proporcionará na gestão econômica e financeira das cooperativas”.

Para o gerente de controladoria e tecnologia da Cooperalfa, Gilberto Fontana, o treinamento é essencial porque as cooperativas precisam buscar atualização em relação às ferramentas disponibilizadas pelo mercado e pelo sistema OCB. “É um momento para conhecer melhor a ferramenta que o sistema nacional disponibilizou e melhorar nosso desempenho, além de ser uma oportunidade para observar o que as outras cooperativas estão fazendo, trocar ideias e criar um padrão de desenvolvimento para o sistema”.

Posts Relacionados

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista