Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

São Bento do Sul é destaque do primeiro episódio do projeto Marcenarias do Brasil

A série documental idealizada e apresentada pelo marceneiro e influenciador digital, Daniel Stopa, será lançada oficialmente em 29 de agosto, em seu canal do YouTube.

Conhecida como a Capital Nacional dos Móveis, o município de São Bento do Sul (SC), descobriu no trabalho com a madeira, a sua vocação. Com grande potencial, antes das grandes indústrias moveleiras, a cidade era polo de pequenas empresas familiares, destinadas ao ramo das serrarias, carpintarias, e, claro, as marcenarias. Diante de tal importância para todo o território brasileiro, o primeiro episódio da série documental “Marcenarias do Brasil”, que buscou conhecer histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria, não poderia ser em outro lugar, se não, em São Bento do Sul.

O projeto, que foi idealizado pelo marceneiro e influenciador digital do universo maker e profissional, Daniel Stopa – fundador do Canal StopaLab no YouTube –, será lançado oficialmente para todo o Brasil, no dia 29 de agosto.

São oito episódios que mostram cada região do país em que a marcenaria se desenvolveu, cada uma com suas peculiaridades regionais. Stopa conta que o primeiro episódio envolve a região sul do país, e foi filmado na região de São Bento do Sul, apresentando a força da sua indústria moveleira e sua importância em um cenário nacional e internacional.

“A ideia central foi contar a origem desses brasileiros, como vieram parar ali e por que decidiram investir na marcenaria. Conhecemos a história de como os polos moveleiros da região se desenvolveram, além de entrar em contato com as marcenarias familiares da região. Também procuramos entender como é a coexistência da grande indústria com as pequenas marcenarias locais”, explica.

A série teve apoio institucional da Grossl, empresa natural da região, que comercializa abrasivos e adesivos e é importadora oficial da linha de colas para madeira da Titebond no Brasil, que apresenta como um de seus pilares a valorização da atitude empreendedora. “O projeto resgata informações e experiências sobre a história do trabalho e produção de móveis no país. Para a região Sul, o projeto apresenta ainda mais importância, já que conta a história da própria localidade”, comenta Hellen Grossl, coordenadora de marketing da empresa.

Quando questionado sobre o que mais lhe marcou na trajetória entre os estados brasileiros, Stopa ressalta a convivência e a troca de experiências. “Ouvir as histórias de como as marcenarias se constituíram, cresceram e se desenvolveram, é a mesma coisa que ouvir a história do Brasil, de quem trabalhou e fez as coisas acontecerem”, conta.

A série documental será disponibilizada totalmente online, no canal de YouTube do Daniel – o StopaLab – onde toda semana, nas quintas-feiras, haverá um novo episódio disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos.

Grossl

Fundada em 1982, em São Bento do Sul (SC), a Grossl oferece soluções completas em abrasivos e adesivos para as indústrias moveleira, madeireira, metal mecânico, automotiva, naval, couro e óptico.

Entre os principais produtos comercializados estão abrasivos, adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste e esponjas abrasivas, limas rotativas, aplicadores manuais de Hot Melt, lixadeiras pneumáticas manuais Dynabrade, entre outros acessórios e itens. Os produtos de alta qualidade estão divididos em diferentes grandes marcas distribuídas oficialmente pela Grossl, são elas: Titebond, Franklin International, Ekamant, Awuko, Starcke e Horse.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa