Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

São José do Cedro prioriza o desenvolvimento econômico

Estudar, planificar, estruturar e interagir Poder Público com empresários e empreendedores para fomentar o desenvolvimento econômico com talentos e capitais locais é o objetivo do programa Cidade Empreendedora lançado nesta semana em São José do Cedro, município do extremo oeste de Santa Catarina.

Resultado de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC, o lançamento do programa reuniu mais de uma centena de lideranças e foi prestigiado pelo prefeito Antônio Plínio de Castro Silva e seu secretariado e pelos diretores do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli (superintendente) e Sérgio Cardoso (administração e finanças).

Em uma detalhada preleção, o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, explicitou o conjunto de 34 soluções previstas no pacote do programa Cidade Empreendedora para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação de todos os agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais.

Disse que São José do Cedro é um dos municípios com maior número de programas desenvolvidos pelo Sebrae/SC e tem mais de 700 microempreendedores individuais (MEIs) formalizados, o que demonstra o seu perfil empreendedor.

“As ações do programa serão desenvolvidas em 18 meses e iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da Administração municipal, divulgação do programa para a comunidade e uma ampla atuação da equipe de consultores”. Entre as linhas de ação programadas para a implantação de políticas de desenvolvimento estão a desburocratização, a Sala do Empreendedor, as compras governamentais, a gestão de projetos, a educação empreendedora, o levantamento de oportunidades de investimentos, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

Entre as inovações que o programa pode trazer estão um plano de fomento à indústria de móveis e a instalação de uma incubadora. “O Cidade Empreendedora produzirá efeitos sociais e econômicos, como a redução do analfabetismo, melhoria do índice de desenvolvimento humano (IDH), aumento da oferta de emprego, aumento do nível de consumo e melhoria geral da qualidade de vida”, enfatizou Trennepohl.

VAZIO A PREENCHER

“Temos vários vazios a preencher e setores a dinamizar”, expôs o prefeito Antônio Plínio de Castro Silva ao destacar a vocação empreendedora do Município e a capacidade de trabalho e produção dos pequenos empresários e dos produtores rurais. Mencionou a importância da integração entre os agentes econômicos e a Administração municipal para o sucesso das ações que iniciarão a partir de agora. “Temos que dar o exemplo para o Brasil sair do atoleiro”, assinalou. O gestor municipal também abordou a importância da capacitação para o sucesso econômico, citando o programa QT Rural que tem o apoio das cooperativas e a metodologia do Sebrae.

O diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli focalizou as características de Santa Catarina como um Estado dinâmico que, com apenas 1,1% do território nacional e pouco mais de 6 milhões de habitantes, apresenta uma sólida cultura empresarial. Parte desse sucesso se deve ao fato de 99% das empresas serem de micro e pequeno porte.

“Legar um Estado melhor aos nossos descendentes é um dos compromissos do programa Cidade Empreendedora”. Sublinhou que São José do Cedro é um exemplo de comunidade de vanguarda para Santa Catarina e o Brasil.

Com cerca de 14 mil habitantes e um PIB (produto interno bruto) de 312,5 milhões de reais, São José do Cedro tem duas preponderantes atividades econômicas: bovinocultura de leite e produção de móveis. No extremo oeste quatro municípios aderiram ao projeto: Maravilha, Anchieta, Descanso e São José do Cedro.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores