Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Se Liga na Rede BC vistoriou quase 12 mil imóveis em cinco bairros da cidade

Se Liga na Rede BC vistoriou quase 12 mil imóveis em cinco bairros da cidade

O Programa “Se Liga na rede BC”, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) divulgou nesta segunda-feira (09), o balanço de vistorias na cidade. Até o momento, 9.364 imóveis foram inspecionados e 2.524 reinspecionados, totalizando 11.952 vistorias em cinco bairros. A fiscalização é para verificar a situação das ligações hidrossanitárias através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. No último mês também iniciou a fiscalização através de microfilmagem. O serviço, feito inicialmente na Rua Síria, será executado, pelo menos, um sábado por mês em locais onde os testes de fumaça e corante não identificaram as irregularidades.

Já foram 100% vistoriados os bairros das Nações, Centro, Pioneiros, Praia dos Amores e Taquaras. O Bairro das Nações também já foi 100% reinspecionado, sendo que destes 8% já receberam envio de intimação. No Centro e Pioneiros foram reinspecionados 50%, Praia dos Amores 15% e em Taquaras as reinspenções iniciam em 30 dias. No Bairro Ariribá as vistorias iniciaram no final do mês de setembro e no Bairro dos Estados começará em novembro.

Das 2.524 reinspeções, 58,33% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (36%), água pluvial conectada à rede de esgoto (24%), inadequações na caixa de gordura (24%), não conectado à rede esgoto (9,2%), conectado parcial à rede de esgoto (5,2%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,6%).

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.

____________________
Informações Adicionais:

EMASA
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar