Secretaria Municipal de Saúde adquire equipamentos para o Centro Especializado em Reabilitação

Aparelhos são usados para o tratamento de doenças crônicas e agudas

O Centro Especializado em Reabilitação, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu no início de novembro dois aparelhos TENS, equipamentos utilizados para o tratamento de dores crônicas e agudas sem o uso de medicamentos. Com a aquisição, a clínica passa a ser estruturada com três aparelhos TENS, além dos equipamentos já utilizados no local como o infravermelho, ultrassom, escada de canto com rampa, negatoscópio, espaldar, entre outros.

A TENS é uma técnica em que são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos específicos, que ativam mecanismos de controle internos do sistema nervoso, exercendo uma ação analgésica. O atendimento no Centro Especializado em Reabilitação é feito mediante encaminhamento médico e as agendas são marcadas de acordo com a prioridade e ordem de chegada dos pacientes. Além do atendimento no local, uma fonoaudióloga realiza atendimentos à domicílio em pacientes acamados.

A clínica visa melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando na sua reintegração social e atividade laboral, proporcionando a sua recuperação. De acordo com a equipe, são realizados mensalmente mil atendimentos de fisioterapia, 240 com psicólogo e 240 com fonoaudiólogo.