Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa é o único representante do Brasil em conferência global sobre saneamento

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista Victor Silvestre, será um dos palestrantes da Global Water Artificial Intelligence Data Usage Innovation Congress 2021 (Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021). O convite foi feito pela London Business Conferences Group, do Reino Unido.

A autarquia de Itajaí será a única representante do Brasil no evento, a ser realizado nesta terça e quarta-feira (27 e 28). A palestra, ministrada em inglês, terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. O objetivo do evento é demonstrar experiências de serviços públicos de saneamento de vários países que representam inovação e tecnologia na gestão e operação de sistemas de distribuição de água.

Além de Itajaí, representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma companhia escocesa, já estão confirmados como palestrantes.

Tecnologia reduz perdas

A temática abordada por Itajaí está relacionada com as formas de maximizar os dados através da tecnologia para gerenciar a rede de abastecimento, reduzir os vazamentos e melhorar a qualidade dos serviços.

“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra ótica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.

O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento a distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.

Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água, para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso o Semasa consegue agir mais rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.

Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa, para que os consumidores tenham acesso livre. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa.

Em função das medidas de restrição, o evento ocorrerá on-line, o que permitirá que o case de Itajaí seja acompanhado em todo o mundo.

Posts Relacionados

Presidente da Assembleia de Deus é acusado de lavar dinheiro, diz pastor

diariodacidade

Filho de Crente x Filho de ímpio – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Fórum da deep web reivindica massacre em creche de SC e ameaça: “Não foi o último atentado”

diariodacidade

Pastor que orou para Paulo Gustavo morrer, toma atitude após morte do ator

diariodacidade

Bolsonaro faz a mais clara ameaça de golpe: “se não tiver voto impresso, não vai ter eleição”

diariodacidade

Protesto por Jovem atropelada será realizado neste sábado em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Governo de SC propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia

Campanha do Agasalho 2021 começa na próxima segunda-feira; confira os pontos de arrecadação

Estudante de Braço do Norte vence etapa estadual do Concurso de Redação de Cartas

Camboriú iniciou nesta quinta-feira, dia 6, a vacinação contra o Covid-19 em idosos de 60 a 64 anos

Caminhoneiro morre em acidente na BR-101 em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú registrou 35 novos casos de e 1 óbito por Covid nesta quarta-feira

Série gravada para o Youtube gera cartilha que orienta o combate à violência doméstica

Tragédia no Oeste: Jovem de 18 anos invade creche e mata 3 crianças e 2 professoras com um facão

Carro capota após perseguição em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú começa a vacinar idosos com 61+ nesta terça

12 câmeras de videomonitoramento foram instaladas no Deck do Pontal Norte

DIA DAS MÃES: 8 em cada 10 brasileiros pretende não promover encontros familiares, revela Pesquisa

COVID-19: pacientes com hipertensão precisam de cuidados redobrados na pandemia

GAZIN apresenta, SAMBA, SERTÃO E BRASA com Alexandre Pires e Daniel no Dia das Mães