Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Simpósio debate a necessidade de humanizar o atendimento aos pacientes

Simpósio debate a necessidade de humanizar o atendimento aos pacientes

Hospital Santa Catarina é o organizador desse evento tão relevante para o segmento e acontece num momento em que todos estão preocupados com a qualidade no atendimento

A saúde está passando por significativos desafios no Brasil. O tema central das discussões em qualquer estado brasileiro é a qualidade nos serviços prestados e formas de melhorar o atendimento aos pacientes. O tema tem sido motivo de eventos em diversas capitais. Blumenau não é uma capital, mas foi a cidade escolhida pelo Hospital Santa Catarina para a realização do 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente. O diretor assistencial da instituição, Ernandi Palmeira, explica que a cidade é referência na área de saúde em todo o Estado, concentrando 4 hospitais e diversas clínicas e consultórios de especialistas. “Levamos em conta também a tradição da cidade na organização de grandes eventos”, avalia.

 

De acordo com Palmeira, estudos demonstram que nos próximos anos, o tema qualidade e segurança do paciente será o principal diferencial estratégico dos hospitais e a condição primordial para a sustentabilidade para o modelo de negócio. “Por isso, é tão importante estarmos preparados para essa nova realidade. Eventos como esse que estamos organizando são o pontapé inicial para a melhora dos procedimentos”, reitera.

 

Quase 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros e gestores estão participando deste evento, um dos maiores do sul do Brasil no segmento. Entre os participantes há profissionais de hospitais de Balneário Camboriú, Timbó, Gaspar e outras cidades da região, além de profissionais de outros Estados, como  Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná . “Normalmente, esses eventos só ocorrem nos grandes centros. Então, está é uma oportunidade única de reciclar os conhecimentos com palestrantes renomados. Temos representantes do Hospital Sírio-Libanês e do Albert Einstein”, conta o diretor.

 

Neste primeiro dia de evento, os temas abordados foram sobre cuidados paliativos, a importância de uma equipe multidisciplinar, protocolo de Mews e uma mesa-redonda sobre a cultura da segurança no ambiente  hospitalar. A analista de Informações Assistenciais do Hospital Sírio-Libanês e avaliadora de Acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Daniella Krokoscz, falou muito sobre a importância de equipes multidisciplinares que avaliam o estado do paciente como um todo e não seguindo apenas critérios objetivos. Ela lembrou que é importante dar atenção ao que os familiares comunicam sobre o paciente.

Quem corrobora com a sua opinião, é o médico e diretor científico da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, Ricardo Caponero, que falou sobre cuidados paliativos, em sua palestra. Segundo Caponero, por mais protocolos que existam, e sejam importantes, é necessário compreender que a medicina tem que ser humanizada. “Somos gente tratando de gente. Temos que valorizar o olho no olho, o toque, o abraços, as informações dos pacientes. O quadro tem que ser avaliado como um todo e não por fragmentos, como alguns médicos têm feito”, enfatiza.

SERVIÇO:

O que: 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

Quando: Até amanhã, 13 de abril

Onde: Vila Germânica

Confira a programação completa: http://WWW.simposiohscblumenau.com.br

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo