Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Sindicato dos servidores vence ação judicial sobre homologação do estágio probatório em Camboriú

Entendimento da justiça foi de que há homologação automática do estágio e direito a progressão funcional se Prefeitura não fizer avaliação médica antes do fim dos três anos

 

Em resposta à ação judicial movida por servidores assistidos pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Camboriú (Sisemcam), o juízo da 2ª Vara da Comarca do município corroborou com o entendimento de que o estágio probatório de servidores públicos está homologado após três anos. Com isso, os funcionários que tiveram progressão funcional negada, sob a alegação de falta de homologação, terão direito ao acesso ao novo nível, bem como ao pagamento de diferenças salariais desde a data dos requerimentos administrativos.

 

“Essa é uma situação antiga em Camboriú. A justiça considera não necessária a realização de novos procedimentos para homologação do estágio probatório após três anos no cargo. O ponto é que 30 dias antes de acabar esse prazo, o Município deve fazer uma avaliação médica do servidor, o que não foi realizado em Camboriú”, explica o assessor jurídico do Sisemcam, o advogado Éliton Debacker.

 

Segundo Debacker, a Prefeitura de Camboriú cobrava que os servidores fizessem consulta na junta médica municipal muito tempo após o final dos três anos e usava disso para indeferir a progressão funcional. “Nos últimos anos, a equipe do Sisemcam orientava os servidores municipais de que era indevida a cobrança dos exames. A decisão traz um importante precedente para os diversos servidores que enfrentam o mesmo problema de alegação de falta de homologação do estágio probatório”, comenta o advogado.

 

O Município de Camboriú ainda pode recorrer da decisão.

 

Grande conquista

Para a presidente do Sisemcam, Angelita Ferreira da Silva, a decisão é uma das grandes conquistas deste ano. “Esse é um problema de muitos servidores do município. A partir de agora, haverá uma proteção legal para ajudá-los em caso de negação da progressão funcional. Aliás, caso algum profissional tenha tido o pedido de progressão indeferido recentemente, ele deve procurar o Sisemcam para que os direitos sejam protegidos”, finaliza.

___

Foto: Divulgação/Huna Comunicação

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo