Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Transparência Internacional e TCU lançam recomendações de transparência para contratações emergenciais da COVID-19

Recomendações foram enviadas hoje ao governador Carlos Moisés e ao prefeito Gean Loureiro;

A partir de 21/5, o governo de Santa Catarina e a prefeitura de Florianópolis farão parte de um ranking de portais de transparência.

A Transparência Internacional – Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU) lançam hoje para estados e capitais brasileiras um conjunto de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Reposta à COVID-19 . Estas recomendações servirão de referência para a prevenção e o combate da corrupção neste cenário de crise, oferecendo a gestores e órgãos de controle – controladorias, tribunais de contas e ministérios públicos – informações práticas sobre a divulgação de dados relativos às contratações emergenciais. O objetivo é garantir que a sociedade civil, a imprensa e os órgãos de controle tenham acesso pleno e ágil às informações necessárias para monitorar e fiscalizar as ações do poder público no enfrentamento da pandemia. A Transparência Internacional também passará a divulgar, a partir de 21 de maio, o Ranking de Transparência de Contratações Emergenciais para todos os estados e o Distrito Federal, além das capitais brasileiras. Isso porque, apesar de a legislação exigir ampla divulgação das contratações emergenciais, uma análise realizada pela TI identificou que há informações insuficientes e não existe uniformidade na maneira como estados e municípios cumprem a lei e dão transparência a essas contratações.

Nesta quinta-feira, todos os governadores e prefeitos de capitais – entre os quais Carlos Moisés (PSL/SC), governador de Santa Catarina, e Gean Loureiro (DEM/SC), prefeito de Florianópolis – receberam as recomendações da TI Brasil e do TCU para que se engajem nesse esforço de aprimoramento dos portais de transparência destinados a contratações emergenciais. Evidenciar comparativamente como os estados e as capitais se adequam a estas recomendações facilitará o controle social, além de contribuir para a fiscalização já exercida pelos órgãos de controle.

Nos últimos dois meses, a União, estados e municípios têm gasto bilhões de reais em contratações sem licitação ou por meio de processos licitatórios abreviados. A rapidez imprimida a estes processos é justificada pela gravidade e pela urgência da crise que enfrenta o país. Igualmente necessária, no entanto, é a completa transparência destes processos e dos contratos firmados entre órgãos públicos e fornecedores. Diversas denúncias de irregularidades têm sido noticiadas pela imprensa, evidenciando o alto risco de corrupção a que essas compras emergenciais estão sujeitas. Neste cenário de riscos adicionais e urgência incontestável, a transparência é melhor remédio contra a corrupção.

As Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à COVID-19 foram pensadas a partir da legislação brasileira, levando em conta não só a Lei de Licitações, mas também a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Política Nacional de Dados Abertos, e das melhores práticas propostas e desenvolvidas por entidades internacionais e organizações da sociedade civil com histórico de atuação na promoção da integridade e transparência. Serviu de referência ainda o estudo desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil em conjunto com outros doze escritórios nacionais da TI na América Latina – o guia “Contratações Públicas em Situações de Emergência” – e que faz parte do esforço coletivo para ajudar a sociedade a atravessar esse momento emergencial sem descuidar de conquistas históricas no campo da integridade e transparência.

A publicação lançada hoje oferece orientações realistas e práticas para que todos estados e municípios brasileiros, além de órgãos federais, conduzam de forma adequada a administração de recursos públicos ante a crise. Ainda que exista uma diversidade significativa de capacidade material, técnica e financeira entre os entes federativos, sobretudo entre os municípios, a Transparência Internacional acredita que todos podem avançar.

“Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim conciliar eficiência e rapidez. O ato de simplificar e agilizar processos de compras e contratações não significa abrir mão dos mecanismos e controles que minimizam os riscos de corrupção. O controle realizado pela sociedade e pela imprensa, especialmente, tem o potencial de detectar irregularidades e prevenir desperdícios e corrupção. Mas, para que esse controle possa ser efetivamente exercido, a União, os estados e os municípios devem fornecer todas as informações sobre as contratações emergenciais”, diz Guilherme France, coordenador de pesquisa do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional – Brasil.

“Neste momento de crise, os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, devem atuar em conjunto com os gestores públicos para garantir que os recursos estejam sendo gastos da melhor forma possível e que consigam atingir seu objetivo: salvar vidas e minimizar os impactos da pandemia”, afirma o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Paulo Roberto Wiechers Martins.

Segundo a pesquisadora do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional – Brasil, Maria Dominguez, “há uma demanda expressiva por parte de estados e municípios para esse tipo de orientação, porque muitos realmente querem melhorar e o ranking produz uma competição saudável entre governadores e prefeitos por meio da promoção de mais transparência e acesso à informação”. “Todos saem ganhando, principalmente os cidadãos”, destaca.

Sobre a Transparência Internacional – Brasil – A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença global da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas. Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções anticorrupção.

Assessoria de Comunicação TI no Brasil

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril