Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Udesc completa 55 anos com ações de combate à Covid-19 e novo selo comemorativo

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completará 55 anos de fundação na próxima semana, em 20 de maio. Diferentemente das datas anteriores, o aniversário deste ano tem um significado ainda mais marcante para a instituição.

Isso porque, em meio à pandemia do novo coronavírus, a universidade se reinventa em diversas atividades e está atuando firme em dezenas de ações de combate à doença, que envolvem alunos, professores e técnicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em várias regiões do Estado.

Para lembrar a data, a instituição preparou o documento “Udesc em Ação”, que é voltado à comunidade acadêmica e à comunidade externa e traz um resumo das principais ações neste período de pademia, com o objetivo de prestar contas à sociedade. Acesse o material.

No documento, é possível conferir como a universidade está agindo em frentes como apoio a órgãos de saúde, fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e prestação de serviços à comunidade.

Além disso, a universidade lançou um selo comemorativo dos 55 anos, elaborado pelo Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart). O selo foi criado com base nas ideias de credibilidade, compromisso e notoriedade da instituição na sociedade. A marca será aplicada em materiais de divulgação e outras ações.

O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, gravou um vídeo à comunidade falando sobre este momento.

Nova gestão completa 30 dias

O aniversário dos 55 anos da Udesc também coincide com os primeiros 30 dias da nova gestão da Reitoria, liderada pelo reitor, Dilmar Baretta, e pelo vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho. Antes mesmo de iniciar a gestão, em 12 de abril, o reitor e o vice-reitor já estavam empenhados em ações de combate à pandemia, assim como em questões que envolvem os trabalhos administrativos e de ensino na universidade.

Em um curto espaço de tempo, a equipe da nova gestão implementou soluções como a possibilidade de realização de formaturas por meio de plataforma online, para evitar eventos com aglomeração de pessoas. Também foi aprovada uma resolução que permite reuniões do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da universidade, por videoconferência, com a participação dos conselheiros nas suas próprias casas.

Outra resolução também permitiu que graduandos contemplados com subsídio de refeição consigam receber os valores mensais por depósito em conta bancária, sem prejudicar os estudantes neste período. Em outra frente, a nova gestão criou uma instrução normativa para regulamentar o teletrabalho entre os servidores e uma para conter gastos, com cortes de investimento e custeio, em virtude da queda de arrecadação no Estado.

Sobre a recuperação das aulas presenciais de graduação e pós-graduação, que foram suspensas por causa da pandemia, a Reitoria criou um grupo de trabalho (GT) para estudar a forma como poderia ser feita essa reposição. A medida está em discussão no Consuni.

Referência em ensino, pesquisa e extensão

Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

A Udesc também está no Times Higher Education (THE), ranking que apresenta as melhores universidades do mundo. Nesse levantamento, ela apareceu pela primeira vez entre 1.396 instituições de 92 países.

Além disso, a universidade é uma das 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos cinco anos, conforme ranking feito pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. Atualmente, há mais de 170 grupos de pesquisa na Udesc.

Sobre a instituição

A Udesc, que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuídas em nove cidades de Santa Catarina, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 60 cursos de graduação e 50 mestrados e doutorados, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores. A Udesc já formou mais de 60 mil profissionais.

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 170 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente.

Posts Relacionados

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

IFC busca voluntários para acolhimento de futuros cães-guia

INSS notifica beneficiários por cartas físicas e digitais enviadas pelos Correios

Interditado o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

Udesc segue entre melhores universidades no ranking global da Times Higher Education

Mesmo com empréstimo de 30 milhões “requalificação” não passou no Nova Esperança

59 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Homem de 54 anos é a 67ª vítima do coronavírus em Balneário Camboriú

Confira o boletim epidemiológico de Camboriú

Cerveja Corona cria iniciativa para apoiar financeiramente o turismo local

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: