Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o primeiro laboratório da Região Sul credenciado pela União Europeia para realizar os exames sorológicos antirrábicos em animais. Com o credenciamento, o Tecpar pode fazer o Teste de Sorologia Antirrábica, uma exigência legal para que os animais possam embarcar para países europeus. Essa concessão foi pela agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).
Viajantes que têm como destino países do bloco europeu e que queiram levar consigo seus animais precisam solicitar a laboratórios credenciados o teste que comprove que eles tenham anticorpos formados pela vacina antirrábica – ou seja, para ingressar na União Europeia não basta comprovar a vacinação, mas sim que o animal já possui anticorpos.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que esse credenciamento foi possível porque o instituto tem experiência para fazer essa análise também para humanos, já que o Laboratório de Ensaios in vitro do Tecpar faz a análise de titulação sorológica antirrábica para os colaboradores da empresa que atuam na produção da vacina antirrábica veterinária.
“O teste exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é feito para confirmar se a pessoa vacinada com a antirrábica produziu os anticorpos capazes de neutralizar o vírus da raiva e está realmente imunizado. O credenciamento do Tecpar na área veterinária é um reconhecimento internacional de que as atividades do instituto atendem a padrões globais”, destaca.
Hoje, o ensaio para humanos é voltado exclusivamente para atender os colaboradores do Tecpar, mas a intenção é que o exame passe a ser destinado também a profissionais que atuam na área da saúde e fiscais agropecuários, por exemplo, que precisam comprovar a imunização.
A partir do credenciamento na União Europeia, o Tecpar faz ajustes em seu laboratório para passar a atender a demanda veterinária, a partir do segundo semestre deste ano. Os testes serão feitos pelo Laboratório de Ensaios in vitro da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar.

Posts Relacionados

Open banking elimina fronteiras e cria mais opções de serviços para clientes, dizem Capco, Tecban e Midway

Saiba como manter a saúde mental e a boa produtividade no home office

Warren celebra o amor em campanha especial de Dia dos Namorados

Mobilidade urbana: tecnologia traz soluções para o futuro das cidades

Imposto em presentes trocados entre casais pode chegar a 72% do valor pago

Empresas abrem vagas de emprego para contratação imediata

Medo de contrair Covid-19 e de morrer atinge pico entre jovens desde o início da pandemia, aponta pesquisa

Idosos com perda auditiva são vítimas de violência psicológica

Itaú Unibanco realiza leilão de imóveis comerciais e prédios administrativos

Curitiba, a cidade que marcou a criação da Lombada Eletrônica, recebe nova tecnologia de ponta para a gestão do trânsito

Empresas brasileiras investem pouco em cibersegurança

Com 9 marcas próprias, InBetta fala como a gestão da segurança impactou todo o negócio

Na Semana Mundial dos Oceanos, Corona é a primeira marca de bebidas a se tornar neutra em resíduos plásticos em escala global

Vagas em logística crescem 37% neste ano

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, participa do webinar gratuito “Democracia e liberdade de expressão: aspectos constitucionais”

Josapar anuncia apoio à luta contra o câncer infantojuvenil e realiza doação de 10 toneladas de Arroz Tio João ao Instituto Ronald McDonald

Dia Mundial dos Oceanos – Startup e artesã fazem duas toneladas de redes de pesca virarem produtos ecológicos

Surfe fecha a lista de classificados para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio

E-book que debate cultura do estupro ganha segunda edição

Desafio Fundação Casas Bahia abre inscrições para jovens interessados em abrir startups