Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Vereador André Meirinho e Conselho Municipal de Relações Internacionais em ações de cooperação com Sóchi na Rússia

O vereador André Meirinho esteve presente na palestra sobre política externa da Rússia, relações entre Rússia e Brasil e aspectos dos BRICS, ministrada pelo cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yuri Lezgintsev, nesta quarta-feira na Univali em Balneário Camboriú.

Meirinho, acompanhado do Presidente do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas de Balneário Camboriú e Coordenador do Curso de Relações Internacionais da Univali, Prof. Dr. Jorge Hector Morella Junior, bem como de outros professores da Univali, solicitaram ao cônsul-geral e delegação da Rússia, apoio na aproximação de Balneário Camboriú com a cidade de Sóchi como Cidade Irmã de Balneário Camboriú, conforme legislação aprovada em Balneário Camboriú, Lei nº 3917/2016.

O Brasil atualmente exerce a Presidência dos BRICS – grupo de países emergentes composto pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul – e que vai realizar a cúpula entre os países em Brasília em novembro de 2019. É um momento estratégico para parcerias, sendo uma das missões do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas de Balneário Camboriú, criado pela Lei nº 4121/2018. Destaca o Presidente do Conselho Prof. Jorge Hector Morella Júnior.

Meirinho relata que baseado em sua dissertação de mestrado, com objetivo de projeção do turismo de Balneário Camboriú além da América Latina e de cooperação estratégica com cidades que possuem características similares e ainda realizam megaeventos esportivos, foi proposto e aprovado parceria de cidade irmã com Sóchi na Rússia. Que poderá ser uma grande referência para BC que em breve terá um Centro de Eventos de relevância no Sul do Brasil.

“Estas parcerias abrem portas para trocas de experiências, boas práticas, atuação em redes de políticas públicas, cooperação técnica (área econômica, social, ambiental, cultural, educacional, esportiva, entre outras) e financeira (como captação de recursos), comércio exterior, investimento externo direto, transferência de tecnologia, projeção da marca da cidade e do turismo”. Destaca o vereador André Meirinho.

Sóchi, uma cidade resort da Rússia situada no Krai de Krasnodar, cidade litorânea, frente ao mar negro, com população estimada a aproximadamente 400 mil habitantes, conhecida até pouco tempo como destino de férias para os russos, passou a se destacar globalmente pela realização de megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de inverno em 2014 (pois também está próxima às montanhas do Cáucaso) e recebendo etapas da competição de Fórmula 1 desde aquele ano. Além disso, recebeu os jogos da Copa das Confederações da FIFA Rússia 2017 e da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018.

O Estado de Santa Catarina e a Rússia, ao longo do tempo, vêm desenvolvendo diversas parcerias, o que de fato já as colocam na posição de cooperadas. A Escola do Teatro Bolshoi em Joinville é um exemplo, inaugurada em março de 2000, é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia, além disso, o Estado de Santa Catarina figura como grande exportador de carne suína ao país.

A possibilidade de parceria ou cooperação com Sóchi já aprovada na Lei nº 3917/2016 pode posicionar o Município de Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina, como local estratégico em parceria com a Rússia, em um momento em que o Brasil preside e realizará conferência dos BRICS em novembro de 2019.

Posts Relacionados

Camboriú distribui muda de verduras e legumes para a comunidade

Projeto que prorroga entrega da Declaração de Regularidade Sanitária segue para sanção do prefeito

Abordagem Social acolhe 20 moradores em situação de rua no final de semana

Câmara transmite audiências sobre dados do Município do 1º quadrimestre de 2020

diariodacidade

Prefeitura lança programa Oportunidades para apoiar trabalhadores

Treze bairros de Balneário Camboriú registram casos da covid-19

Trânsito na 3ª Avenida será interrompido na manhã de sábado

Credifoz inaugura nova unidade na 5ª Avenida, em Balneário Camboriú

Oficialização da entrega da revitalização do CEI do Rio do Meio acontece nesta quarta-feira, dia 27

Guarda Municipal retorna com Patrulhamento Comunitário

Feira Online já conta com 21 feirantes

Balneário Camboriú registrou 9 casos nesta terça-feira, UTI do centro Covid está 60% ocupada

Bob Santos apresenta ações do Governo Federal para auxiliar setor turístico em bate-papo online promovido pelo BC Convention

Vereadores analisam prorrogação do prazo para entrega da Declaração de Regularidade Sanitária

Quase mil livros foram emprestados no primeiro mês de reabertura da Biblioteca

EMASA não terá expediente neste sábado e segunda para desinfecção do ambiente

Uso de canais digitais da Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas cresce no isolamento social

Camboriú vai notificar estabelecimentos que descumprem medidas de prevenção a Covid-19

Vereadores mirins de BC propõem instalação de lavatórios em locais públicos para prevenir Covid-19

Camboriú tem 26 pacientes em tratamento e 66 recuperados

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: