Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) denuncia descaso com o maior patrimônio histórico de Itajaí (…eita vereadora porreta)

A vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) usou a tribuna na sessão da Câmara de Vereadores desta noite (02) para denunciar o descaso com que vem sendo tratado o maior patrimônio histórico de Itajaí: a Igreja Imaculada Conceição. No início de maio foi assinada a ordem de serviço para a obra de restauro, com a promessa oficial da prefeitura de que os trabalhos iniciariam nos próximos dias. Um mês depois, o tapume que cerca o local está quebrado e as portas da construção mais antiga do município foram arrombadas. Há indícios de que toda a fiação elétrica da igreja tenha sido furtada. Anna já solicitou toda a documentação da obra para apurar a responsabilidade dos danos atuais ao patrimônio.

 

Nesta semana ainda era possível encontrar roupas e cobertores dentro do prédio, tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí e do Estado de Santa Catarina.  A sala onde funcionava a sacristia foi usada como banheiro por vândalos.

 

“Foi ao redor dessa igreja que a cidade de Itajaí cresceu, esse é o nosso maior e mais precioso patrimônio histórico, que está completamente descuidado”, lamenta Anna Carolina. Para a vereadora, esse descaso com a segurança do prédio pode causar uma perda irreparável para a história do município. “Imagine se algum vândalo resolve pichar os painéis do artista Dide Brandão, por exemplo? É escandaloso que a administração municipal não tenha o mínimo cuidado com um patrimônio de tamanha relevância”, afirma.

 

Construída a partir de 1824, a Igreja Imaculada Conceição foi a primeira capela da cidade. Por falta de manutenção, parte do forro desabou em agosto de 2013. Apenas um ano depois, em agosto de 2014, começou a elaboração do projeto para restauro, feito pela empresa Rehabilitar Serviços de Engenharia Ltda, ao custo de aproximadamente R$ 138 mil.

13

 

14

 

No início deste mês foi assinada a ordem de serviço para a realização da obra, avaliada em quase R$ 3 milhões. A vencedora da licitação foi a Albatroz Engenharia, de Curitiba, mesma empresa que fez o restauro do prédio da Fiscalização do Porto e que realiza atualmente o restauro do Palácio Marcos Konder.

 

Mais informações:

Vereadora Anna Carolina (47) 9965-2838

Posts Relacionados

Costao do Santinho Resort conquista selo de aprovação do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024

Multimodal no Brasil: desafios e oportunidades estarão em debate no Logistique Summit 2024

Região Sul e cidades abaixo de 10ºC: Você sabe como preparar a sua casa?

Inscrições para o maior concurso da história da Educação de Santa Catarina iniciam nesta terça

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Chapecó recebe a 8ª edição da maior feira gratuita de móveis de SC

Tratamento de Águas, Qualidade do Ar e suas tendências relacionadas ao ESG para o setor AVACR será o tema abordado de evento em Santa Catarina

Cidades do Vale do Itajaí oferecem benefícios fiscais relacionados à construção civil

Anúncio da bandeira tarifária amarela reforça a importância da energia solar no Brasil

ExpoMAR terá programação especial voltada às mulheres dos setores da economia azul