Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) denuncia descaso com o maior patrimônio histórico de Itajaí (…eita vereadora porreta)

A vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) usou a tribuna na sessão da Câmara de Vereadores desta noite (02) para denunciar o descaso com que vem sendo tratado o maior patrimônio histórico de Itajaí: a Igreja Imaculada Conceição. No início de maio foi assinada a ordem de serviço para a obra de restauro, com a promessa oficial da prefeitura de que os trabalhos iniciariam nos próximos dias. Um mês depois, o tapume que cerca o local está quebrado e as portas da construção mais antiga do município foram arrombadas. Há indícios de que toda a fiação elétrica da igreja tenha sido furtada. Anna já solicitou toda a documentação da obra para apurar a responsabilidade dos danos atuais ao patrimônio.

 

Nesta semana ainda era possível encontrar roupas e cobertores dentro do prédio, tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí e do Estado de Santa Catarina.  A sala onde funcionava a sacristia foi usada como banheiro por vândalos.

 

“Foi ao redor dessa igreja que a cidade de Itajaí cresceu, esse é o nosso maior e mais precioso patrimônio histórico, que está completamente descuidado”, lamenta Anna Carolina. Para a vereadora, esse descaso com a segurança do prédio pode causar uma perda irreparável para a história do município. “Imagine se algum vândalo resolve pichar os painéis do artista Dide Brandão, por exemplo? É escandaloso que a administração municipal não tenha o mínimo cuidado com um patrimônio de tamanha relevância”, afirma.

 

Construída a partir de 1824, a Igreja Imaculada Conceição foi a primeira capela da cidade. Por falta de manutenção, parte do forro desabou em agosto de 2013. Apenas um ano depois, em agosto de 2014, começou a elaboração do projeto para restauro, feito pela empresa Rehabilitar Serviços de Engenharia Ltda, ao custo de aproximadamente R$ 138 mil.

13

 

14

 

No início deste mês foi assinada a ordem de serviço para a realização da obra, avaliada em quase R$ 3 milhões. A vencedora da licitação foi a Albatroz Engenharia, de Curitiba, mesma empresa que fez o restauro do prédio da Fiscalização do Porto e que realiza atualmente o restauro do Palácio Marcos Konder.

 

Mais informações:

Vereadora Anna Carolina (47) 9965-2838

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo