Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vereadores apresentam projeto para obrigar distribuição de uniforme escolar em Itajaí

Vereadores apresentam projeto para obrigar distribuição de uniforme escolar em Itajaí

Não é de hoje que a distribuição dos uniformes escolares em Itajaí acontece com atraso ou simplesmente não acontecem. Para evitar que as crianças fiquem à mercê da boa vontade dos políticos que estiverem no poder, os vereadores Robison Coelho (PSDB) e Rubens Angioletti (PSB) protocolaram um projeto de lei que obriga a prefeitura a fornecer uniformes aos alunos da rede pública municipal de ensino. A matéria foi protocolada em caráter de urgência.

O projeto tem teor semelhante ao que já foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito de Camboriú e à lei também aprovada no município de Criciúma. “Queremos garantir que todas as crianças recebam uniforme escolar, independente de quem ou qual partido esteja no poder”, afirma Robison Coelho, que ressalta a importância do uniforme escolar não apenas para identificação, mas para a segurança dos alunos. Projetos idênticos tramitam na Câmara Federal, com destaque ao projeto de lei de autoria do deputado Antônio Goulart dos Reis (PSD/SP), que já recebeu parecer favorável das principais comissões da Câmara dos Deputados, inclusive a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.

 

O texto do projeto de lei proposto pelos vereadores Robison e Rubens segue o que já foi estabelecido pela própria prefeitura de Itajaí para ser distribuído em 2018: prevê o fornecimento de duas camisetas para todos os alunos, uma bermuda e uma calça para os meninos, uma calça e um short-saia para as meninas e um moletom unissex para todos os alunos.

 

Junto ao projeto, os vereadores apresentaram também um estudo de impacto financeiro demonstrando que tanto as leis orçamentárias anuais, quanto o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 preveem recursos para compra dos uniformes escolares superiores à média de gastos nos últimos anos, demonstrando assim, que o texto proposto não onera os cofres públicos além dos valores já previstos.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

Em 2017, alegando falta de recursos financeiros, a prefeitura de Itajaí não distribuiu uniforme aos cerca de 30 mil alunos da rede. Em outubro, a prefeitura chegou a fazer um desfile para a escolha do modelo que seria adquirido em 2018. Porém, neste ano, apesar da abertura dos envelopes da licitação ter acontecido em janeiro, a secretaria de educação ainda não iniciou a distribuição dos uniformes. “A população de Itajaí não pode mais viver nessa expectativa se vai receber ou não o uniforme. E o governo se planejar para entregar dentro do prazo previsto, diferente do que ocorre hoje, quando recebem o uniforme de verão no inverno”, lembra Rubens Angioletti.

 

O pedido de urgência para votação do projeto de lei será analisado na sessão de amanhã (05). Se a solicitação de tramitação em caráter de urgência for aprovada, o projeto segue para análise do plenário na sessão seguinte, que será realizada no dia 10 de abril

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores