Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Vereadores de Itapema aprovam em primeira votação novo Regimento Interno

O Projeto de Resolução 003/2016, que traz a nova redação do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Itapema, ganhou aprovação unânime na primeira votação em plenário, que aconteceu no dia 30 de agosto. O texto, que leva a assinatura de todos os vereadores, segue para segunda votação na sessão ordinária da próxima terça-feira (dia 6 de setembro), às 19h.

A resolução, que trata do novo código de Leis da Câmara de Itapema, foi idealizada pelo presidente do Legislativo, vereador Xavier Legarrea (PMDB), e contou com o apoio maciço dos demais parlamentares. Durante a votação, o vereador Fabrício Lazzari (PP) salientou a transparência no processo de discussão e elaboração do novo regimento. “O presidente Xavier teve a ousadia de colocar isso em discussão, e pudemos participar ativamente. Os artigos já preveem um alinhamento tecnológico, adequado ao nosso sistema de votação”, disse.

Eraldo Mafra (PMDB) também comentou a matéria, que nasceu com o propósito de reformular a lei em vigor, criada em 1991. “Conforme fomos estudando, vimos que a reforma necessária era tão grande que foi mais fácil criarmos um novo regimento, pois o atual estava muito defasado. Todo vereador teve sua parcela de contribuição nesse processo, e parabenizo nosso presidente por isso”, registrou. Eraldo considera que o novo projeto é um legado que esta Legislatura vai deixar para os futuros vereadores.

Durante a discussão e votação, os parlamentares também destacaram a importante participação do procurador jurídico da Câmara, Valdir Zanella, e do secretário de Administração, Juliano Oliveira, na pesquisa e elaboração projeto de resolução.

Antes de encerrar a discussão, o vereador Fafá (PP) lançou um desafio aos candidatos das eleições 2016: “o mínimo de todo candidato, é conhecer o regimento interno dessa Casa, assim como a Lei Orgânica do Município, que são as leis que fomentam essa Casa. Então, deixo esse desafio, e também a toda a comunidade: cobre dos candidatos, porque, se eleitos, é em cima disso que eles vão trabalhar”, argumentou.

Entenda para que serve o Regimento Interno

O vereador Magnus Guimarães (PDT) esclareceu que o Regimento Interno define todo o funcionamento da Câmara de Vereadores, desde a administração, até a conduta de servidores e vereadores, além de traçar os caminhos dos trâmites legislativos. “Com essa mudança, ele fica mais contemporâneo. O regimento é como se fosse o estatuto de uma Associação de Moradores”, comparou.

O presidente da Câmara, vereador Xavier Legarrea, explicou que a nova proposta vem acompanhar a evolução tecnológica, criar a Comissão Permanente de Ética, além de inúmeras outras inovações. “Depois de um ano de discussões, apresentamos um regimento que vem desburocratizar o Legislativo”, pontuou.

Conheça algumas mudanças

– Maior celeridade dos trabalhos da Câmara. Por exemplo, seguindo o atual Regimento, um projeto de lei do Legislativo deve ser votado em duas votações plenárias. Com a nova redação, os PL´s serão deliberados em única votação.

– Adequação de detalhes do Regimento Interno à Lei Orgânica do Município.

– Especifica com mais propriedade as funções de cada uma das comissões permanentes da Câmara.

– Instituição de uma Comissão Permanente de Ética e Decoro, regulamentando os atos parlamentares em plenário, para os quais até o momento não há diretrizes. A nova comissão deverá eleger seus membros a partir da nova Legislatura, em janeiro de 2017.

– Traz mais transparência às votações em plenário e aos trâmites das proposições, facilitando o entendimento do cidadão que acompanha as sessões ordinárias. Os telões, que ficam próximos à plateia, vão mostrar, por exemplo, a lista de presença dos vereadores durante a sessão.

– Torna menos burocrática a comunicação do Legislativo com os vereadores. Comunicados e convocações dos vereadores, que só podem ser feitas por ofício, poderão ser feitas por meio digital, como e-mail ou até mesmo aplicativos de mensagem via internet, acompanhando a evolução tecnológica e diminuindo a utilização de papel.

A redação completa do projeto de resolução 03/2016 pode ser consultada no site da Câmara de Itapema:www.itapema.sc.leg.br, no link “Atividade Legislativa”, onde é possível consultar as proposições dos vereadores do município.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo